quinta-feira, 10 de junho de 2021

BATISMO EM TANQUES É ERRADO? DEUS NÃO ACEITA?

Algumas Igrejas ultraconservadoras não aceitam a hipótese de que seja realizado batismo em tanques, pois, segundo eles, em águas paradas o batismo não cumpre o seu significado. Muitos de seus membros chegam a dizer que, em águas paradas não pode "porque os pecados do irmão ficam lá e o próximo que se batizar pega os pecados do que se batizou antes". Falo isso porque já ouvi da boca de muito de seus adeptos essa afirmação. Diante disso fica a pergunta: até que ponto chega a ignorância de alguns irmãos com relação a certos pontos da Bíblia?


Batismo em tanques é errado? O único batismo aceito é em rios? O que a Bíblia diz sobre isso?


A base que os ultraconservadores usam para defender a validade exclusiva do batismo em rio é o batismo de Jesus no Rio Jordão (Mateus 3.13-17). A presente referência bíblica apenas narra o episódio do batismo do Senhor Jesus. O cumprimento da justiça, em Mateus 3.15, NADA TEM A VER com o fato de Jesus ter sido batizado em rio. O cumprimento da justiça consiste na submissão de Cristo com a causa justa de Deus, cumprindo as predições proféticas, em prol de seu povo e, por extensão, de toda a humanidade. O plano redentor estava em andamento, sendo concretizado na morte de Cruz do inocente Cordeiro de Deus.


4. RAZÕES PORQUE O BATISMO EM RIO NÃO SE SUSTENTA, SEGUNDO AS ESCRITURAS:


1. Mateus 3.13-17 apresenta uma narrativa bíblica onde mostra o batismo de Jesus por João, o Batista. Narrativa bíblica não é o mesmo que doutrina bíblica. O Evangelista Mateus tem somente a intenção de mostrar aos seus leitores como se deu o batismo de Jesus. 


2. Nenhum dos Apóstolos referendou o batismo em rio como sendo superior a qualquer outro ato batismal. A rigor, não consta em nenhuma das Epístolas do Novo Testamento alguma ênfase de que o batismo em rios seja obrigatório para as Igrejas. 


3. É preciso distinguir o elemento CULTURAL do SUPRACULTURAL. Qual a diferença entre um e outro? Elementos culturais são restritos a um determinado povo, não cabendo a outro a OBRIGATORIEDADE de cumpri-los também. O que é da cultura, é da cultura. O elemento supracultural VAI ALÉM da cultura, apresentando um teor doutrinário para o povo de Deus EM TODAS AS ÉPOCAS porque está ACIMA do padrão cultural. Exemplo: a ordenança bíblica do Batismo é SUPRACULTURAL. Enquanto o elemento CULTURAL tem sua relevância NO PASSADO, o SUPRACULTURAL tem sua relevância em TODAS AS ÉPOCAS.


4. Se o batismo em rio é exclusivo e o batismo em tanques não tem validade nenhuma, o que dizer das regiões áridas, predominantemente secas, onde não há rios? Na história da igreja moderna temos muitos relatos de cristãos sendo batizados em banheiras d'água, devido a perseguição comunista e a falta de acesso a rios, seja por força da perseguição ou mesmo impedimentos geográficos. Aí eu pergunto: esse povo vai tudo pro inferno simplesmente porque não foram batizados em rio? Sejamos conservadores, mas, idiotas, não!


Além desta observação extremamente rígida, ainda há quem defenda a realização da Ceia uma vez por ano, apenas com pão asmo. Assunto para uma próxima postagem.


À serviço do Reino,

Ev Clenio Daniel

Nenhum comentário:

Postar um comentário