sexta-feira, 4 de junho de 2021

ESPIRITUALIDADE E ESPIRITUALISMO: QUAL A DIFERENÇA?

Ouvimos frequentemente alguém dizer que o irmão fulano é "muito espiritual", ou mesmo que ele é "espiritual até demais". O que significam estes dizeres? O que a Bíblia diz sobre isso?


Estes termos vem da palavra "espírito". Dicionaristas definem esta palavra como "a parte eterna do ser humano". Nesta acepção, discordo da palavra "eterna", subistuindo pela palavra "imortal", visto que Deus é quem cria o espírito que há no homem (Gênesis 2.7; Números 16.22; Zacarias 12.1), ao passo que o termo "eternidade" é definido como aquilo que não tem começo e nem fim. Se o espírito do homem é criado, não pode ser eterno. 


Biblicamente falando, o homem é tricotômico, isto é, possui espírito, alma e corpo (1 Tessalonicenses 5.23). Uma triunidade perfeita no ser humano que nos convence que realmente o homem foi formado de um modo terrível e maravilhoso (Salmos 139.14). A morte consiste na "separação" do homem interior (alma e espírito) do homem exterior (o corpo). O homem é, por natureza, um ser espiritual, ou seja, dotado de espírito, a parte imaterial que abriga a consciência, o senso de moralidade em relação ao certo e o errado e a noção de um Ser Superior. 


O que é ser espiritual? Diferente do que pensam, é ter a mente de Cristo (1 Coríntios 2.15,16), é viver a vida de Cristo (leia Gálatas 2.20; Efésios 3.17). A espiritualidade começa quando morremos para o pecado (Romanos 6.1,2), para viver para Deus. Ora, se o velho homem tem prazer nas coisas carnais, o novo homem tem prazer nas coisas espirituais. O verdadeiro crente espiritual é aquele que ressuscitou com Cristo, tendo ardente desejo pelas coisas que são de cima (Colossenses 3.1). É importante ressaltar que não implica em viver uma vida alienada subestimando a fé de outros, pelo contrário, é viver a dimensão do Espírito na terra. Ainda não subimos ao Céu, mas podemos demonstrar por meio de uma vida piedosa e transformada as riquezas que vem de lá, a fim de que os que estão em trevas se sintam atraídos a Cristo e conhecer estas imprescindíveis riquezas.


Uma pessoa que diz ser espiritual e não estende a mão ao próximo, não se importa com a causa dos necessitados, vê demônio em tudo não pode ser espiritual. Isso é idiotice! O crente espiritual contempla a realidade à sua volta sob o ponto de vista da misericórdia divina. Se ele não merecia e foi alcançado pela misericórdia de Deus, nesse mesmo olhar ele se dirige a outros, anelando que eles também sejam alcançados.


De acordo com 1 Coríntios 2.15 uma coisa que o crente espiritual tem é DISCERNIMENTO. Ele não confunde as coisas. Ele sabe colocar as coisas em seu devido lugar. Ele vai morar no Céu, mas ainda está na terra. Tem um espírito, mas também tem um corpo. É necessitado de Deus, mas também está cercado das necessidades materiais. Aguarda o Arrebatamento, mas não se desliga das ocupações diárias, cumprindo-as como convém.


O que é o ESPIRITUALISMO? É o "excesso" da espiritualidade. Se o espiritual sabe DISCERNIR, a especialidade do espiritualista é MISTURAR! Ele materializa o espiritual e espiritualiza o material, confundindo ambas as partes. Ele é "tão espiritual" que ele vê demônio em tudo! Ele é "tão espiritual" que nem precisa congregar mais, pois, para ele, está tudo errado na Igreja, inclusive no Altar! Sinistro, não?!


A verdadeira espiritualidade leva a uma vida de sabedoria e de prudência; o espiritualismo é pura demonstração de tolice e de ignorância! Para o espiritual, todo pecador precisa ser salvo; para o espiritualista, vão tudo pro inferno (menos ele!). O crente espiritual é aquele que experimentou a verdadeira obra de salvação, fazendo ele ser grato pelo que Cristo fez na Cruz, desejando que todos os perdidos tenham a mesma experiência. O espiritualista desconhece isso. Tudo está focado na sua terrível ignorância. Em vez de mergulhar em águas profundas, vive se afogando num pote d'água.


Devemos pedir a Deus graça e misericórdia para não cairmos no perigo do espiritualismo, nocivo e doentio.


À serviço do Reino,

Ev Clenio Daniel

Nenhum comentário:

Postar um comentário