terça-feira, 22 de junho de 2021

6. RAZÕES PORQUE O SUICÍDIO É PECADO

Embora seja uma questão um pouco delicada, pois, traz verdades que muitos não aceitam, a Bíblia mostra que a vida pertence a Deus sendo Ele o doador da mesma. Vamos à análise:


1. Deus é a Causa Anterior da Vida. Tudo tem origem nEle (Gênesis 1.1). O Criador precede a criação. Nunca vai haver arte se, primeiro, não houver o artista que a fez. Do mesmo modo, a criação não faria sentido sem o Criador. A teoria de que tudo veio do acaso, aqui, perde todo o seu significado. Está escrito: "Aquele que tem, ele só, a imortalidade e habita na luz inacessível" (1 Timóteo 6.16). Veja bem: "Aquele que tem, ele só". Somente Deus possui a imortalidade. É a fonte dela. Concluímos, com isso, que Deus é a fonte emanadora da vida.


2. Deus é a Causa Interior da Vida. Está escrito: "... o Pai tem a vida em si mesmo..." (João 5.26). Ele pode dá a vida porque Ele a tem. Do mesmo modo, Ele pode tirar (1 Samuel 2.6). O Apóstolo João, inspirado pelo Espírito Santo, disse o mesmo acerca do Filho, ratificando Sua Divindade: "Nele, estava a vida e a vida era a luz dos homens" (João 1.4). Deus não somente TEM a vida como também É a vida.


3. Deus é a Causa Superior da Vida. Diz o texto sagrado: "Porque dele (Causa Anterior), e por ele (Causa Interior), e para ele (Causa Superior) são todas as coisas" (Romanos 11.36). Estes três critérios mostram a soberania de Deus sobre o dom da vida. É algo inviolável. Deus é o Autor; o homem, é o portador. 


4. A Escritura ainda diz: "Não matarás" (Êxodo 20.13; Gênesis 9.6; Romanos 13.9; Tiago 2.11). É bem verdade que aqui se aplica ao homicídio. O fato é que o suicídio se enquadra neste versículo pelo fato do homem cometer a violação do direito da vida que ele não deu, apenas recebeu do Criador. Praticar o homicídio é destruir a imagem de Deus no seu semelhante; praticar o suicídio e destruir a imagem de Deus residente nele mesmo. É pecado e leva para o inferno!


5. Por que suicídio é pecado? Porque Deus é o AUTOR da Vida, e o homem apenas o PORTADOR. O portador apenas recebe das mãos do Criador a dádiva preciosa, a vida. Isso fica comprovado quando lemos em Gênesis capítulo 2 que Deus proíbe o primeiro casal de comer apenas da árvore do conhecimento do bem e do mal. Semelhante proibição não recai sobre a árvore da vida. Porquê? Porque vida é DÁDIVA! E Deus a confere livre e graciosamente a todos os homens! Tirar a própria vida é transgredir contra o Primeiro e Maior Doador que existe, que é Deus. Você faria desfeita com algo que recebeu de maneira amorosa e graciosa da parte de alguém? O que dizer da vida, recebida graciosamente do Criador?!


6. A vida já curta, praticar o suicídio vale a pena? É bem verdade que a situação de uma pessoa com fortes tendências para praticar o suicídio é bem delicada (embora muitos tenham isso como frescura e não é!). Não devemos ser radicais com esta situação. Por outro lado, isso não apaga a realidade do triste ato como danoso ao ser humano e desagradável a Deus. O suicídio é uma covardia moral. Quando poderia mostrar resiliência no momento da adversidade, se rendeu a ela, tirando a vida, quando queria apenas tirar o problema. Oremos pelas muitas famílias que enfrentaram casos assim no seu seio familiar.


Com já disse, o assunto é polêmico, ao mesmo tempo, delicado. É difícil para muita gente aceitar isso e eu, respeitosamente, nada posso fazer. Fico com a Bíblia. Há quem enquadre neste tema o caso de Sansão em sua última luta contra os filisteus. Mas, isso é assunto para uma próxima postagem.


À serviço do Reino,

Ev Clenio Daniel

Nenhum comentário:

Postar um comentário