sexta-feira, 4 de junho de 2021

DISCIPULADO: MISSÃO EFERVESCENTE DA IGREJA

A Igreja foi chamada para atender ao propósito Divino. Este propósito de estende de forma tríplice:


1) Vertical - Adorar a Deus;

2) Horizontal - Propagar o Evangelho de Cristo;

3) Centro - Discipular.


A Igreja almeja as coisas do Céu, por isso, adora a Deus. Mas, ainda está na terra e por isso tem o dever de proclamar o Evangelho de Cristo, e como organização ela consolida a fé dos novos convertidos em Cristo, ensinando-lhes os fundamentos da Fé Cristã.


O grande problema desta geração é que, ao invés de discípulos, estão formando simpatizantes. Gostam do Evangelho, criam uma simpatia pelo Evangelho, mas não se entregam porque ainda amam a sua vida de deleites. Quando a Igreja entender que a sua missão é formar discípulos e não simpatizantes, caminhará com bom êxito, atendendo ao chamado do Mestre.


O processo de consolidação está inserido entre duas palavras ditas pelo Senhor Jesus: "Vinde" (Mateus 11.28) e "ide" (Marcos 16.15). No primeiro caso, temos um convite, para ir a Cristo; no segundo caso, temos uma ordenança, para ir ao mundo pregar o Evangelho. Entenda: é necessário, primeiramente, ir Cristo para, depois, ir por todo o mundo. Antes do IDE Jesus disse VINDE. São muitos que querem cumprir o IDE de forma errônea, sem ter atendido o VINDE do Senhor Jesus.


O que é um discípulo? É alguém que aprende de um Mestre e segue. O bom discípulo coloca em prática os ensinamentos proferidos pelo seu Mestre. O termo grego é _matetes_ de onde vem o termo "Matemática" que significa literalmente disposto a aprender. O elemento que caracteriza o verdadeiro discípulo de Cristo é a sua disposição para o aprendizado. Isso se constitui um grande desafio pois tudo o que vemos são muitos querendo ensinar e quase ninguém querendo aprender. O processo é rigoroso, portanto, diferente do que muitos pensam:


1. "Vinde a mim" (Mateus 11.28);

2. "Vinde após mim" (Mateus 4.18,19);

3. "Ficai na cidade" (Lucas 24.49);

4. "Sereis minhas testemunhas" (Atos 1.8);

5. "Ide por todo o mundo" (Marcos 16.15).


ESTÁGIO INICIAL DO DISCIPULADO

("Vinde a mim").


Este é o chamado, ou o convite, para ir a Cristo. Ir ao Salvador e receber a sua salvação. O chamado para nascer de novo. "Vinde a mim todos os que estais cansados e sobrecarregados". A vida de pecado cansa, sobrecarrega, deixando sobre os ombros uma carga enorme de aflições. Somente Cristo para dar o alívio necessário e o lenitivo para as nossas feridas, impostas pelas aflições da vida sem Deus. Se a vida de pecados cansa excessivamente, nascer de novo é a única alternativa (João 3.3-5).


Este é o chamado para viver a vida de Cristo de modo que o mundo veja Cristo em nós. É a vida de Cristo e não a nossa, pois esta foi mortificada (Gálatas 2.20). Nascido de novo, transparecemos ao mundo Cristo e não nós mesmos. Quando o mundo ver esta diferença, se sentirá convencido de viver esta vida também. O salvo em Cristo Jesus é a Bíblia que o mundo lê e testifica com palavras de louvor.


2° ESTÁGIO DO DISCIPULADO

("Vinde após mim")


Quando lemos Mateus 4.18,19 percebemos que o chamado ali é ao serviço. Enquanto o "Vinde a mim" é o chamado à salvação e à comunhão, o "vinde após mim" é o chamado ao serviço. Aqui é revelado o que Cristo tem quer de nós, o que Ele espera de nós, enfim, o que Ele quer que façamos para Ele. O chamado ao serviço divino é algo glorioso, embora implica em grandes responsabilidades. Mas é na dureza da responsabilidade que a glória do chamado resplandece. O verdadeiro discípulo honra a o seu testemunho e valoriza a vocação que recebeu de Deus (Efésios 4.1). Há pessoas que não são dignas da vocação com que foram chamados, por causa da vida reprovável que levam diante de Deus e dos homens. É importante salientar o que Paulo disse em Efésios 4.1 que a conduta vem antes da vocação: "Rogo-vos, pois, eu, o preso do Senhor, que andeis como é digno da vocação com que fostes chamados". Primeiro, "andeis", depois, vem o termo "vocação". Deus não inverte as ordens, mas nós infelizmente fazemos. Primeiro, Deus chama para a Salvação; depois, ao serviço. Há muitos que tem vocação mas não tem conduta. A boa conduta dá brilho à vocação, dignifica o chamado que recebemos de Deus.


3° ESTÁGIO DO DISCIPULADO

("Ficai na cidade")


O processo para o discipulado é a prova cabal de que Deus nem sempre tem pressa com os Seus escolhidos. Deus se apressa com o desobediente que sabe do que tem a fazer e se omite. Mas, quanto ao aprendizado, Deus é o primeiro a esperar pois é Ele quem nos insere neste processo de aprendizado e de fortalecimento. Os discípulos do Senhor Jesus ficaram na cidade para buscar a promessa do Espírito Santo, mas pelo que podemos depreender de Atos 1.2-5, Jesus passou com os Apóstolos cerca de quarenta dias falando das coisas concernentes ao Reino de Deus. Teve a busca do poder do Alto, mas, antes Jesus falou-lhes do Reino de Deus. Jesus era o Mestre incansável, e sempre estava pronto a ensinar os Seus discípulos ainda antes da Sua ascensão. Ele ensinou até ao último instante em que estivera com eles!


4° ESTAGIO DO DISCIPULADO

("sereis minhas testemunhas")


Existem três palavras que merecem destaque:


1. Discípulo: aquele que aprende de um mestre e segue;

2. Cristão (Atos 11.26; 26.28; 1 Pedro 4.16): aquele que segue os ensinamentos de Cristo, identificando-se com Ele.

3. Testemunha (Atos 1.8). Esta palavra ocorre muito em Atos. Ela vem de um vocábulo grego que significa mártir, alguém que é capaz de morrer pela sua fé selando seu testemunho com sangue. Não era somente viver por Cristo, mas morrer por Ele se preciso fosse!


5° ESTÁGIO DO DISCIPULADO

("Ide por todo o mundo").


Contemplando o cenário histórico em que esses acontecimentos se desenrolaram, há três anos Jesus dizia: "Vinde a mim". Três anos após, Jesus ordena: IDE! O chamado é um chamado de amor, pregando um Evangelho de amor, pregando o Deus de amor e o amor de Deus à humanidade caída em seus pecados. Depois de ter ido a Cristo e provado Seu amor e graça divinal, agora ele leva ao mundo o que ele experimentou ao pés de Jesus. A experiência da salvação nos estimula a pregar o Evangelho com mais fervor e ênfase, de modo que os pecadores se sintam convencidos e se rendam a Cristo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário