sábado, 19 de junho de 2021

A LETRA MATA - O QUE SIGNIFICA?

A passagem bíblica que nos diz isso é 2 Coríntios 3.6 e sempre é usada como base para dizer que os estudos deixam a pessoa soberba, fria e incrédula. Dizem que o muito conhecimento mata a pessoa. Será verdade? O versículo em apreço oferece base para isso? Vamos à análise.


Em 2 Coríntios capítulo 3, nos primeiros versículos (2 Coríntios 3.1-5), Paulo faz uma defesa do seu apostolado, do seu trabalho no Senhor ao falar que os irmãos coríntios era a carta do apóstolo, ou seja, o selo do seu apostolado, do quanto ele havia trabalhado com afinco pela causa do Evangelho e os frutos estavam ali: a conversão e dedicação dos irmãos de Corinto servindo a Cristo. Se Paulo tinha uma carta de recomendação, essa carta era os irmãos da igreja na cidade de Corinto.


A partir do versículo 6, o Apóstolo Paulo estabelece um contraste entre o Novo Testamento e o Antigo. Essa dualidade merece especial atenção dentro da estrutura do próprio texto. Vejamos:


1. Ministério da Morte X Ministério do Espírito (2 Coríntios 3.6-8);


2. Letras escritas em pedras X leis gravada nas tábuas de carne do coração (2 Coríntios 3.3,7);


3. Ministério da condenação X Ministério da justiça (2 Coríntios 3.9);


4. Glória transitória X glória permanente (2 Coríntios 3.11);


5. O Véu estampado "sobre o coração deles" X a "cara descoberta" (2 Coríntios 3.14,18).


Esses contrastes não se referem a outra coisa senão ao Antigo e Novo Testamento, respectivamente. Aqui, o Apóstolo Paulo faz uma distinção destes dois concertos aos seus leitores. Atentando ao contexto destes versículos, a "letra", em 2 Coríntios 3.6 se refere à letra da Lei. A Lei era substancialmente condenatória, pois apontava para as transgressões, exigindo um alto de rigor de justiça e retidão, o qual somente Cristo podia cumprir (Mateus 5.17). Que isso é verdade pode ser comprovado no fato do Antigo Testamento ser chamado de "ministério da morte" (2 Coríntios 3.7) e "ministério da condenação" (2 Coríntios 3.9), nas palavras do Apóstolo Paulo.


O texto nada tem a ver com a letra da intelectualidade, visto que o contexto não permite este tipo de aplicação. Logo, é tolice uma pessoa dizer que não se deve estudar muito porque "a letra mata". Tal aplicação não faz o menor sentido. Se uma pessoa não quer estudar para se aprimorar já é sem vergonhice dela, pois, a Bíblia não apresenta nada de proibição com respeito a isso. Pelo contrário, ela nos incentiva ao aprendizado (2 Pedro 3.18).


Um exemplo disso é Daniel e seus amigos na Babilônia. Em Daniel 1.18-20 vemos que não foram achados outros tais como Daniel e seus companheiros em termos de sabedoria e inteligência. Eles se sobrepujaram aos demais jovens que com eles foram deportados para a Babilônia. Veja um outro detalhe: "Ora, a estes quatro jovens Deus deu o conhecimento e a inteligência em todas as letras e sabedoria" (Daniel 1.17). Veja bem: Deus deu! E, no desenrolar da narrativa do livro, eles mantiveram sua vida de piedade, sendo honrados por Deus na terra do exílio (Daniel 3.16-26; 6.16). Se a letra mata, porque esses jovens, mesmo dotados de sabedoria e inteligência, mantiveram-se firmes em Deus, dando testemunho de sua fé? Continuaram crentes em Deus, mesmo com tanto entendimento intelectual.


É perfeitamente possível somar o conhecimento à espiritualidade. A Escritura nos exorta a crescer na graça e no conhecimento (2 Pedro 3.18). Veja que as duas coisas aparecem em conjunto: graça e conhecimento. Quem cresce na graça de Deus deseja conhecer o Deus da graça. Não há como fugir disso. Conhecimento não mata ninguém. O grande problema nisso tudo é que há pessoas que não tem maturidade para lidar com essas questões e acha que com isso pode humilhar os que, pensa ele, não sabem de nada. Nunca se esqueça: o mal do "inteligente" é achar que todo mundo é burro"! É necessário humildade, moderação, prudência e espírito manso. 


A Teologia estudada à parte da comunhão do Espírito Santo gera teológos frios, racionalistas que negam o sobrenatural e a ação divina na história, reduzindo a Bíblia a um livro qualquer. Mas, o estudo da Teologia na comunhão e dependência do Espírito Santo nos leva à patamares indizíveis, visto que a Bíblia sempre será a sua base, o seu alicerce, a sua fonte primária.


Ser intelectual não estraga ninguém. Ser uma pessoa estudada não estraga ninguém. O que estraga é a falta de educação e de humildade para com as pessoas. Afinal, a pior coisa é uma pessoa metida só porque pensa que sabe alguma coisa e os outros, nada sabem.


À serviço do Reino,

Ev Clenio Daniel

Um comentário: