terça-feira, 22 de junho de 2021

SE O SUICÍDIO É PECADO, ENTÃO POR QUE SANSÃO SE SUICIDOU? SANSÃO FOI SALVO?

Esta é uma pergunta feita por alguns em determinados círculos evangélicos. Outrossim, alguns pregam por aí que Sansão tenha cometido o tal do "suicídio heróico" (suicídio heróico?) e por esta razão morreu salvo. Como avaliar a morte de Sansão? Foi mesmo um suicídio?


Sansão foi juíz em Israel, julgando este povo por vinte anos (Juízes 16.31). Ele era filho de Manoá, da tribo de Dã (Juízes 13.2), uma das tribos de Israel. Seu nascimento foi uma promessa de Deus à esposa de Manoá. Ele seria nazireu desde o seu nascimento (sobre a lei do nazireado, leia Números capítulo 6). Ele havia sido designado por Deus para livrar a Israel do domínio dos filisteus (Juízes 13.4). Passado o tempo da gravidez, "teve esta mulher um filho e chamou o seu nome Sansão; e o menino cresceu, e o SENHOR o abençoou. E o Espírito do SENHOR o começou a impelir de quando em quando para o campo de Dã, entre Zorá e Estaol" (Juízes 13.24,25). O nome "Sansão" significa "pequeno sol". Pequeno mesmo! O maior, na verdade, é o Sol da Justiça, Jesus Cristo! É com razão que Ele é chamado de "Deus Forte" (Isaías 9.6)!


O episódio mais marcante na vida de Sansão foi o seu encontro com Dalila em que esta lhe pede para declarar em que consistia a sua força. Tendo ele, finalmente, revelado o segredo, mediante a persistência da astuta Dalila (Juízes 16.13-20), Sansão fracassou, sendo pego pelos filisteus e tendo os seus olhos arrancados (Juízes 16.21). Ficou como escravo do povo inimigo, moendo no cárcere, ou seja, uma regressão moral, espiritual que o deixou em situação vergonhosa. Sansão foi levado ao templo de Dagon, principal divindade do povo filisteu e, pedindo ao moço, foi conduzido até às colunas de sustentação da casa (Juízes 16.27). 


A questão é: Sansão se suicidou ou não? Vamos analisar a oração feita por ele:


"Senhor Jeová, peço-te que te lembres de mim e esforça-me agora, só esta vez, ó Deus, para que de uma vez me vingue dos filisteus, pelos meus dois olhos" (Juízes 16.28).


Em primeiro lugar, uma pessoa com o emocional puramente abalado, arrasado, com o coração despedaçado, vai lembrar de orar? Estas descrições não são vistas em Sansão. O texto não mostra Sansão com estas e outras características que o denunciam como alguém tencionando suicidar-se.


Em segundo lugar, Sansão clamou ao Senhor. Uma pessoa com fortes tendências de suicídio vai fazer uma oração a Deus na forma como Sansão fez?


Em terceiro lugar, Sansão estava em sã consciência e estava bem psicologicamente. A propósito, ele pede ao moço que o conduza às colunas que eram a sustentação da casa (Juízes 16.26). Ele tinha por certo que, destruindo as colunas, todo o povo filisteu ali pereceria. A pessoa com intenções de suicídio tem a mente conturbada. Sansão focou numa solução. O suicida foca tão somente no problema.


Em quarto lugar, ele pede a Deus: "... esforça-me agora só esta vez, ó Deus, para que me vingue dos filisteus..." (Juízes 16.28). Veja a conjunção: "para que"; tal conjunção denota finalidade, objetivo, propósito, desígnio. Sansão estava resolvido a se vingar dos filisteus. Não era tirar a própria vida, e sim destruir o povo inimigo.


Em quinto lugar, ele disse: "morra eu com os filisteus" (Juízes 16.30). Aqui, temos uma paráfrase. Tal declaração pode ser traduzida assim: "me vingarei dos filisteus nem que isso custe a minha vida também". É a ação de alguém que resolve matar o inimigo não importando se ele seria morto. O que ele queria era vingança contra o adversário. Isso não se configura como suicídio, nem tampouco como o "suicídio heróico" defendido por alguns pregadores.


Em sexto lugar, mesmo de maneira repentina, Sansão aparece na galeria dos heróis da Fé, na Carta aos Hebreus (Hebreus 11.32). Aí vem a pergunta: herói ou suicida? Onde que um suicida é exemplo de heroísmo? Onde que um suicida é exemplo de fé? Sansão morreu, mas o objetivo era se vingar dos filisteus, e a declaração é enfática: "e foram mais os mortos que matou na sua morte do que os que mataram em sua vida" (Juízes 16.30). Com isso, fica comprovado de que Sansão NÃO cometeu suicídio. E, morreu salvo!


À serviço do Reino, 

Ev Clenio Daniel

Nenhum comentário:

Postar um comentário