sexta-feira, 11 de junho de 2021

A CEIA UMA VEZ POR ANO E O USO DO PÃO ASMO

Este é outro ponto em que muitos pastores radicais usam para se sobrepor às outras denominações pelo fato de estas não possuírem semelhante prática. Sem querer delongar e de forma respeitosa vamos elucidar à luz da Bíblia este ponto.


Não há nas Escrituras, especificamente no Novo Testamento, uma clara ordenança de quanto em quanto tempo a Ceia deve ser realizada. A única passagem que nos dá um norte sobre isso é 1 Coríntios 11.26: "Porque, todas as vezes que comerdes este pão e beberdes este cálice, anunciais a morte do Senhor, até que venha". Veja bem: "todas as vezes". Esta é a única menção direta sobre a periodicidade da realização da Ceia do Senhor. Algumas denominações realizam uma vez no ano e condenam as demais que realizam a Ceia mensalmente. Sendo assim, podemos condenar a Igreja Primitiva que realizava a Ceia todo o domingo, o domingo da ressurreição, o dia do Senhor. A Ceia era semanal! 


É importante ter em mente que quando o Novo Testamento não detalha nada acerca de um determinado assunto, não há OBRIGATORIEDADE de cumprir determinado pressuposto. Vou dá um exemplo. A oração é mandamento bíblico? Tem relevância para a Igreja da atualidade ou era só para a Igreja primitiva? Jesus nos falou sobre a importância da oração (Lucas 11.9-13; 18.1-8); neste mesmo encalço, os Apóstolos (Efésios 6.18; 1 Tessalonicenses 5.17; Judas 20). À luz destas referências e dos exemplos bíblicos de homens e mulheres que oraram, tanto do Antigo como do Novo Testamento, concluímos que a oração tem relevância para a Igreja do Senhor Jesus em todas as épocas. Voltando ao nosso caso, nada há detalhado pelos Apóstolos de quando em quando a Ceia deve ser realizada. Se não há pormenores bíblicos sobre o assunto, logo, é desnecessário criar questões sobre o caso. Também, é desnecessário colocar doutrina onde não existe.


Ceia somente com pão asmo? Com outro tipo de pão é pecado? Não pode? Também o Novo Testamento não respalda com detalhes esse assunto. Não há nada no Novo Testamento ordenando que a Santa Ceia seja somente com pão asmo. Alegam a exclusividade do pão asmo porque, dizem eles, que o pão com fermento é pão imundo porque o fermento simboliza impureza. Veja bem: SIMBOLIZA, apenas simboliza e nada mais que isso. Devemos ter cuidado com o uso dos símbolos na Bíblia. Havia em Israel a Festa Dos Pães Asmos (ou Festa dos Pães Sem Fermento) realizada anualmente, observando o calendário judaico (Levítico 23.6-8). Não se podia comer o pão sem fermento. O teor desta festa era comemorar a libertação dos Filhos de Israel do Egito pela ação divina. É importante salientar que, enquanto na festa dos Pães Asmos não se podia comer pão com fermento, na Festa de Pentecostes podia utilizar o fermento: "levedados se cozerão" (Levítico 23.17). Símbolos não são doutrinas, elas podem trazer um reflexo doutrinário, todavia, não se constitui um fim em si mesmo.


É errado realizar a Ceia com pão asmo? Não! Tem algum pecado realizar a Ceia com pão comum, com fermento? Também não! Errado é se sobrepor às demais denominações por estas não realizarem semelhante prática, pois, questões como estas não comprometem na salvação de ninguém. Não salva e nem condena ninguém ao inferno.


À serviço do Reino,

Ev Clenio Daniel

Nenhum comentário:

Postar um comentário