sexta-feira, 3 de julho de 2020

A ARMADURA DE DEUS - PARTE 02

Quando falamos em armadura, subentende-se a ideia de batalha, de conflito e isso, por sua vez, o fato de estarmos lidando com um inimigo, por sinal, poderoso. Não se trata de um inimigo qualquer, pelo contrário, estamos falando de um ser espiritual, que se opõe a Deus e tudo quanto a Ele se relaciona.

Vamos falar aqui da couraça da justiça. De acordo com o Apóstolo Paulo, em Efésios 6.14, temos que estar "vestidos" da couraça da justiça. Era uma peça feita de coro duro, o que dava resistência a ela, e tinha a finalidade de proteger o coração e os órgãos vitais. Feita esta explicação, basta saber o que é justiça. Por esta palavra, entendemos a "conformidade com o direito", "retidão", "qualidade do que é certo, legítimo". Quando nos alinhamos com algo que é estabelecido como padrão, estamos sendo justos, ou seja, corretos. A ênfase, como se nota em toda as Escrituras, é a justiça segundo Deus e não segundo os homens.

A couraça protegia o soldado exatamente no lugar que era o alvo do oponente. Atingir duramente os órgãos vitais era ceifar-lhe a vida. Havia casos em que ou o soldado morria de forma imediata ou agonizava em dor até morrer. Quando não nos conformamos à justiça de Cristo, estamos despidos da sua couraça, e com isso nos tornamos alvos fáceis dos ataques do inimigo. Crente desobediente nunca terá vez com Deus, porque não lhe obedece, portanto, não obedece aos seus padrões. Nos tempos antigos, usar determinado tipo de vestimenta denotava autoridade. Exemplo: quando alguém andava trajando linho fino, a vestimenta por si só reinvindicava respeito de quem via, pois só usava  linho fino quem era da nobreza. Imagine isso na vida cristã: estar vestido da couraça da justiça é mostrar autoridade, pelo fato de obedecer a Cristo, vivendo segundo a sua justiça. Não a justiça segundo o mundo, que é falha, relativa e como trapos da imundícia (Isaías 64.6), mas segundo a justiça de Deus em Cristo, perfeita e nos torna vitoriosos sobre o inimigo das nossas almas.

Quando falamos em autoridade, falamos em competência. Uma pessoa, por exemplo, tem competência pra falar sobre família porque em casa ele é um exemplo; outrossim, tem competência para falar sobre finanças porque é um excelente administrador. Quem tem autoridade sobre o inimigo? Aquele que anda na justiça segundo Deus, vestindo a sua couraça. Vestir a couraça era sinal de conformidade. Estamos nós conformados em obedecer os mandamentos do Senhor? Crente "despido" é crente sem autoridade, e por estar despido se tornará alvo do inimigo, por não proteger o seu coração das investidas das terríveis investidas diabólicas.

Que possamos estar vestidos! Vestidos da justiça de Deus! Quem vencerá o adversário? Quem ora? Vejamos: tem pessoas que oram mas não obedecem, logo, são presas do diabo. Oram mais não tem testemunho, logo, sempre estarão em desvantagem. Quem vencerá o inimigo? Quem estiver devidamente vestido! Vestido da verdadeira Justiça que vem de Deus. Em total alinhamento com a sua vontade, revelada na sua Palavra.

Deus vos abençoe!

Nenhum comentário:

Postar um comentário