quinta-feira, 2 de julho de 2020

A ARMADURA DE DEUS - PARTE 01 - EFÉSIOS 6.14-187

Começaremos este estudo de hoje falando sobre a armadura de Deus. Há um entendimento equivocado com relação a armadura falada pelo Apóstolo Paulo. Se pararmos para analisar peça por peça, veremos que se trata de uma armadura cujos valores aqui dizem respeito ao testemunho cristão, embasado num correto relacionamento com Deus. Estas armaduras NÃO SE RECEBEM MEDIANTE A ORAÇÃO, mas mediante o ato voluntário de agradar a Deus. 

A peça de que falaremos hoje está no versículo 14: "Estais, pois, firmes, cingindo-vos com a verdade". Nos tempos apostólicos, o soldado vestia uma túnica larga, feita de tecido até porque o combate era, no sentido mais estrito, corpo a corpo. Uma luta renhida. Para a túnica larga usava-se o cinto apertando a roupa folgada. Por isso, o Apóstolo emprega a palavra "cingir", que traz a ideia de amarrar, prender as partes soltas. 

A ideia do combate corpo a corpo, com as partes folgadas "cingidas" indica comprometimento com a verdade. Reflete a disposição pela causa da verdade com um coração sincero. Quantos crentes na casa de Deus com as amarras soltas! Sem compromisso com a verdade. Afirmam crer na verdade do Evangelho mas se portam como se ela não tivesse valor algum.

Estar cingindo com a verdade significa vivê-la com abnegação. A roupa da verdade está em mim. Não pode estar junto com a roupa da hipocrisia. Trata-se de um coração sincero voltado a Deus que viva e defenda a verdade em sua essência. 

Que possamos estar cingidos, imersos na verdade, mergulhados na verdade, sempre dispostos a lutar por esta Santa causa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário