segunda-feira, 6 de julho de 2020

A ARMADURA DE DEUS - PARTE 05

"Tomai também o capacete da salvação" (Efésios 6.17).

Por três vezes vemos o verbo "tomar" (Efésios 6.13,16,17) no contexto em estudo. O verbo está na voz ativa, sendo o crente o sujeito desta ação. Ou seja, deve partir do crente fiel a iniciativa de se revestir desta potente armadura. 

O capacete é o componente da armadura que protege a cabeça. Paulo tinha mente a armadura greco-romana, em que o capacete cobria quase todo o rosto, sendo que a parte superior descia até à testa, cobrindo-a inteiramente. Nas Escrituras, a cabeça fala do intelecto, fonte do raciocínio e da inteligência. Ter o capacete da salvação é ter a mente protegida das investidas do diabo, é possuir discernimento espiritual das artimanhas do Maligno a fim de se precaver delas.

Este capacete, como já foi dito, cobria a fronte, isto é, a testa do soldado. Na Escritura, em Ezequiel 3.8,9 vemos a fronte como símbolo de dureza, dura cerviz. Nesta referência supracitada, a fronte é forte "como diamante". O diamante é o sólido mais duro da natureza, chegando na escala 10 do ponto de fusão, reforçando, portanto, o significado em questão. Ter o capacete da salvação aponta para uma vida marcada pela expectativa celestial, pois a dura cerviz do pecado foi vencida, e agora o crente encontra-se sensibilizado com as coisas espirituais, as quais almejam ardentemente (Colossenses 3.1-3).

Obviamente, só possui o capacete quem é salvo. Porém, quem é salvo entende a importância de permanecer salvo, e a luta para permanecer salvo consiste em tomar este poderoso capacete, protegendo sua mente dos prazeres e atrações terrenas e mantendo o foco na eternidade. Quem possui o capacete consegue enxergar os valores eternos em contraste com os terrenos, lembrando da composição do sacro poeta: 

"Passarinhos, belas flores, 
Querem me encantar;
São vãos terrestres esplendores
Mas contemplo o meu lar" 
(Harpa Cristã, n° 36).

Você está equipado da armadura de Deus? Caso não, vista-se! E não esqueça: estamos numa batalha espiritual, lutando contra forças espirituais.

Deus vos abençoe.

Ev Clenio Daniel

Nenhum comentário:

Postar um comentário