domingo, 5 de julho de 2020

A ARMADURA DE DEUS - PARTE 04

"Tomando sobretudo o escudo da fé, com o qual podereis apagar todos os dardos inflamados do maligno" (Efésios 6.16).

Alguns comentaristas divergem entre si quanto ao significado da expressão "escudo da fé". De um lado, afirmam que o "escudo da fé" se relaciona à fé enraizada nos ensinamentos apostólicos, incluindo toda a conjuntura doutrinária do Novo Testamento. Ao revés, outros afirmam que se relaciona à vida relacional com Deus. Não seria errado relacionar os dois itens, porém, os termos "dardos inflamados" enfatiza a ideia de uma vida relacional com Deus que pode ser afetada pelos flagelos do inimigo.

O escudo, aqui referido, segundo alguns historiadores, falava de uma peça de madeira, coberta de couro, e era um escudo grande que protegia todo o corpo. Em muitos casos, a soldadesca inimiga investia flechas flamejantes para acertarem o alvo. Daí a expressão dardos "inflamados". Tratava-se de um golpe fatal que, havendo descuido do soldado, poderia ser gravemente atingido, levando-o à morte.

Segundo a Escritura Sagrada, podemos resistir ao diabo "firmes na fé" (1 Pedro 5.9). A vida cristã consiste numa batalha feita "pela fé uma vez entregue aos santos" (Judas 3). Estar de posse do escudo da fé é nada mais que defender-se das astúcias do Maligno que procura destruir a vida de comunhão com Deus. Escudo é peça de defesa. Aqui, não estamos atacando, ao contrário, estamos nos defendendo. 

Por que escudo da "fé"? Em Hebreus 11.1 diz que a fé "é o firme fundamento das coisas que se esperam". A vida de fé em Deus não implica em proezas somente na vida presente, é algo mais. Ela nos faz vislumbrar as bençãos do mundo vindouro. Quando usamos o escudo da fé preservamos a essência da vida relacional com Deus. Viver desprovido deste poderoso escudo é estar sujeito a estes dardos inflamados que, por sua vez, minam dentro do crente a esperança das coisas futuras.

Estejamos equipados! Não é contra carne e sangue que estamos lutando, é contra os poderes das trevas. E só venceremos fortalecidos em Deus (Efésios 6.10).

Ev Clenio Daniel

Nenhum comentário:

Postar um comentário