quinta-feira, 30 de julho de 2020

INFERNO E SEPULTURA SÃO A MESMA COISA?

Algumas seitas comumente afirmam que o inferno não existe. Segundo eles, o que a Bíblia chama de inferno, é na verdade a sepultura. O problema das seitas é o desrespeito ao texto sagrado, forçando o texto a um significado que não existe ali. 

O espaço aqui é pouco para citar com riqueza de detalhes a distinção entre ambos. Para uma compreensão maior, sugiro ao leitor uma consulta à Bíblia de Estudo Dake que fornece um estudo exaustivo sobre o assunto aqui em análise. Não precisamos ir longe para constatar a diferença entre inferno e sepultura. Sendo assim, partiremos para as noções básicas: 

1. Na Bíblia Sagrada, a sepultura é mencionada apenas como o lugar do corpo, ao passo que o inferno é o lugar da alma; 

2. Na Bíblia Sagrada, a sepultura aparece como feita pelos homens. Os homens cavam uma sepultura e nela sepultam os homens. Na mesma Bíblia os homens nunca "nunca cavam um inferno", o que prova que inferno e sepultura são distintos; 

3. Tanto o justo como ímpio vão para a sepultura, mas nem todos vão para o inferno; 

4. Aonde aparece a sepultura? Na terra, sempre localizada na terra. O conceito bíblico sobre o inferno é de um lugar localizado nas profundezas da terra (Provérbios 15.24; Jonas 2.2); 

5. Em Ezequiel capítulo 32 temos uma importante observação acerca do assunto abordado. Vejamos: "os mais poderosos dos fortes lhe falarão desde o meio do inferno, com os que socorrem; desceram, jazeram com os incircuncisos mortos à espada" (Ezequiel 32.20). A expressão "desceram" relaciona-se com o inferno mostrando ser um lugar localizado na região subterrânea. Descrição como esta nunca é feita sobre a sepultura. 

Feita essas considerações, veremos também como exemplo a história do Rico e Lázaro. E por falar nisso, é oportuno dizer que esta história não é nenhuma parábola. Ela aconteceu de fato. Parábolas não dão nomes aos personagens, como vemos aqui nesta narrativa. Jesus, ao proferir a história, contradiz a argumentação das seitas sobre o inferno ser a mesma coisa que a sepultura e que, morrendo, a vida do homem se extingue alí mesmo junto com o corpo. Isso não é verdade. Na narrativa histórica do rico e Lázaro, diz assim:  "Morreu também o rico, e foi sepultado. E no inferno, ergueu os olhos, estando em tormentos, e viu ao longe Abraão, e Lázaro no seu seio" (Lucas 16.22,23). Veja que mesmo falando no versículo 22 que o rico, ao morrer, "foi sepultado", a narrativa continua a discorrer sobre ele dizendo que ele estava "no inferno... estando em tormentos". Sepultura não é lugar de tormentos, apenas um lugar de "descanso" do corpo. 

Finalizaremos esta abordagem citando algumas referências bíblicas sobre o inferno. São elas: 

Mateus 10.28: "E não temais os que matam o corpo e não podem matar a alma; temei antes aquele que pode fazer perecer no inferno a alma e o corpo"; 

Apocalipse 20.14: "E a morte e o inferno foram lançados no lago de fogo. Esta é a segunda morte"; 

Ao ler estes versículos, substitua a palavra "inferno" por "sepultura" e veja que o sentido do texto fica ridículo.

Isaías 53.9: "E puseram a sua sepultura com os ímpios, e com o rico na sua morte"

Atos 2.29: "Homens irmãos, seja-me lícito dizer-vos livremente acerca do patriarca Davi, que ele morreu e foi sepultado, e até hoje entre nós está até hoje a sua sepultura". 

Substitua a palavra "sepultura" por "inferno" e veja que o sentido do versículo fica ridículo.

 Concluindo, não podemos forçar os textos das Escrituras a dizer algo que não está ali. As seitas fazem isso com muita especialidade e, com isso, levam muitos ao engano. Estejamos apercebidos. 

Fonte de consulta: Bíblia de Estudo Dake; Bíblia de Estudo Scofield.

Nenhum comentário:

Postar um comentário