quinta-feira, 23 de fevereiro de 2023

A RIGOROSIDADE DO CHAMADO DIVINO

1. "E subiu ao monte, e chamou para si..." (Marcos 3.13a). CHAMOU PARA SI - o chamado que recebemos de Deus é para o cumprimento dos Seus propósitos, promovendo a glória de Deus. Nunca para o nosso ego. Chamado POR Deus e chamado PARA Deus;


2. "... os que ele quis..." (Marcos 3.13b). O chamado é resultado da soberana vontade de Deus. Ele escolhe a quem Ele quer;


3. "... e vieram a ele" (Marcos 3.13c). A correspondência do chamado. De um lado, Deus chamando; de outro, o homem aceitando, embora alguns, infelizmente, recusem;


4. "E nomeou doze" (Marcos 3.14a). Chamados para uma função, finalidade e propósito. "Nomeou", "designou", foram separados para o chamado do Senhor;


5. "... para que estivessem com ele..." (Marcos 3.14b). O chamado divino se exercita na comunhão que temos com aquEle que nos chamou. "Para que estivessem com ele", "perto dEle", "andando com Ele". Não basta somente fazermos a obra de Deus! Primeiramente, temos que ter comunhão com o Deus da obra!


6. "... e os mandasse a pregar" (Marcos 3.14c). Levar a mensagem adiante. Aquilo que viram e ouviram de Seu Mestre seria propagado a todos quantos ouvissem (ver Atos 4.20). Eles conheceram o Cristo das Sagradas Escrituras, o Messias, o Filho de Deus. Agora, a sua missão era TORNAR CONHECIDO perante o mundo a Pessoa do Filho de Deus, o Salvador.


7. "e para que tivessem o poder de curar as enfermidades..." (Marcos 3.15a). O chamado divino munido de poder e autoridade. O Evangelho pregado não é mera teoria, é a REALIDADE (ver Marcos 16.20; Atos 1.8). 


8. "... e expulsar os demônios" (Marcos 3.15b). Todo aquele que é chamado à obra do Senhor deve saber com quem está lidando; sim, contra quem está lutando (Efésios 6.12). Não esqueça que o Senhor, quando chama, chama "para estar com Ele". A comunhão com Deus é primordial. Fazer proezas no nome do Senhor, curando enfermidades e expulsando demônios decorre da autoridade que recebemos de Jesus quando andamos na Sua presença.


Muitos pregam e "fazem acontecer". A questão é: tem comunhão com o Senhor? Andam na Sua presença? Tem testemunho condizente com a Palavra?


O chamado é à obra do Senhor! Há critérios bíblicos! Há exigências! 


Em Cristo,

Evangelista Clenio Daniel

TEXTOS MAL INTERPRETADOS DA BÍBLIA

REFERÊNCIA-CHAVE: "Tocai a buzina em Sião e clamai em alta voz no monte da minha santidade; perturbem-se todos os moradores da terra, porque o dia do Senhor vem, ele está perto" (Joel 2.1)


Quando se faz interpretações incorretas de textos da Bíblia sem analisar o contexto e o gênero literário o resultado é trágico. Um dos exemplos é a referência-chave já mencionada. Este versículo tem sido usado para amparar a teoria de que "temos que perturbar todos os moradores da terra". Isso ocorre muito em trabalhos de oração em residências, onde muitos dão gritos bem alto de glória a Deus e aleluia e se os vizinhos ficam incomodados com isso, atribuem essa cena à "fúria do inimigo" porque temos que "perturbar todos os moradores da terra". 


Biblicamente, o cristão é a luz do mundo (Mateus 5.14; Filipenses 2.15). Essa luz vai resplandecer fortemente (Mateus 5.16) de modo que as trevas se sentirão incomodadas com as nossas boas obras manifestas pela luz. Isso não diz respeito a "perturbar" os homens e sim fazer notório o que Cristo fez por nós, em nós através da Sua obra redentora e está fazendo através de nós por meio do Evangelho no poder do Espírito Santo. Os homens precisam ver que o Evangelho é poder de Deus para salvação e libertação e verão isso por meio da nossa conduta transformada, qual luz resplandecente.


Fato é que isto, muitas vezes, resultará em perseguições por parte da sociedade, pois, a Igreja é guardiã da Sã Doutrina, de princípios que vão na contramão das filosofias deste mundo. O fiel cristão tem que está ciente disso (2 Timóteo 3.12). Mas isso é diferente de "perturbar os moradores da terra" no sentido que muitos entendem e aplicam.


Existem casos e casos. Contudo, o modo como as pessoas interpretam erroneamente versículos bíblicos sem buscar o devido entendimento chega a ser grotesco. Baseado neste entendimento equivocado, muitos até ligam o som nas alturas altas horas da noite e quando o vizinho processa ele por "perturbação de sossego" dizem que é "levante do diabo". Isso não tem nada a ver com o diabo, é você que não tem juízo e não está vigiando! Se o vizinho ligar para a polícia e ela vir mandando abaixar o som, bem feito! E se frescar, ainda vai preso! Tenha bom senso! Seja sóbrio (1 Pedro 5.8)!


Em Joel 2.1 temos uma profecia de caráter escatológico, apontando para o tempo futuro. O profeta está falando que "o dia do SENHOR" está perto. A natureza dos acontecimentos sombrios aqui descritos concernente ao "dia do SENHOR" deixará os moradores da terra alarmados ou perturbados, porque será um "dia de trevas e de tristeza; dia de nuvens e de trevas espessas" (Joel 2.2). 


Não perturbe seu vizinho, ganhe ele pra Jesus! A nossa briga não é com os moradores da terra e sim contra os poderes das trevas (Efésios 6.12). Sejamos luz! Sejamos exemplo! Para que o nome do Senhor seja glorificado em nossas vidas.


Em Cristo,

Evangelista Clenio Daniel.

quarta-feira, 22 de fevereiro de 2023

O CRENTE CAVALO E O CRENTE CORDEIRO

REFERÊNCIA-CHAVE : "Não sejais como o cavalo, nem como a mula, que não têm entendimento, cuja boca precisa de cabresto e freio, para que se não atirem a ti." (Salmos 32:9)


O cavalo é um animal frequentemente mencionado na Bíblia. Geralmente aparece relacionado à guerra (Salmos 20.7; Provérbios 21.31), por causa de sua força extraordinária (Salmos 147.10). Nos tempos bíblicos, reinos se utilizavam de uma grande cavalaria de guerra bem arregimentada. A imagem de uma cavalaria bem disposta e organizada causava impacto ao exército inimigo, pois, ostentava poder e grandeza. Um animal extraordinário! Só precisa de freio na boca!


A casa de Deus está repleta de pessoas talentosas, extraordinárias, versáteis, capazes de fazer grandes coisas para o Reino de Deus; só tem um problema: NÃO TEM FREIO NA BOCA! Elas receberam de Deus um chamado que causa admiração e até inveja em algumas pessoas, ao ponto destas pessoas desejarem ter o que elas receberam. Porém, NÃO CONTROLAM SUA LÍNGUA! Isso é um perigo! 


Se não colocar freio na boca do cavalo, ele vai longe quando não deveria ir (Tiago 3.3), se muitas pessoas não colocarem freios em suas bocas, irão longe, porém, causando prejuízos a si e aos outros.


Um caso diferente é: "Ele foi oprimido, mas não abriu a sua boca; como um cordeiro, foi levado ao matadouro e, como a ovelha muda perante os seus tosquiadores, ele não abriu a boca" (Isaías 53.7). O profeta se refere ao Messias e aos Seus sofrimentos em prol de Israel e, por extensão, de toda a humanidade. Sofrendo, levado para ser morto, ELE NÃO ABRIU A BOCA! A virtude de controlar a língua não foi manipulada pela dor que vinha sofrendo. Percebeu a diferença? Um não tem controle na língua, e o outro consegue controlar a língua!


O cavalo precisa de freio na boca; o cordeiro, não! Que tipo de crente você é? Cavalo ou Cordeiro? Sem controle na língua, falando o que não deve, ou sabe controlar a língua, falando apenas o necessário?


O crente cavalo desconhece a passagem bíblica de Eclesiastes 3.7, que diz: "... tempo de estar calado e tempo de falar". Primeiro: tempo de estar CALADO, depois, tempo de FALAR! Só quem é Cordeiro entende isso! O cavalo "não tem entendimento" e por isso age descontroladamente.


Em Cristo,

Evangelista Clenio Daniel.

sexta-feira, 13 de janeiro de 2023

MELQUISEDEQUE, REI DE SALÉM

Este personagem é mencionado poucas vezes na Bíblia, mas o suficiente para trazer-nos lições de raro valor. 

Em Gênesis 14.18 e em Hebreus 7.2 ele é mencionado desta forma: Melquisedeque, Rei de Salém. De ambos os lados, o aspecto de realeza é destaque na vida do personagem em estudo. Começamos pelo seu nome: Melquisedeque, que é "Rei de Justiça". Depois, o local onde ele é Rei: Salém, que quer dizer "Paz". Quanto ao caráter, um rei justo. Quanto ao lugar, nele residia a paz. Primeiro, a Justiça; depois, a Paz.

É imprescindível que a Justiça sobressaia primeiro. Se houver justiça, certamente haverá paz. Qual o papel da justiça? Estabelecer o que é certo, colocar as coisas no seu devido lugar. Melquisedeque era Rei Justo: estabelecia a ordem. Uma vez estabelecida a ordem, o povo que está sob este reino pode desfrutar da Paz, uma vez que há Justiça.

Isso é um reflexo do que lemos em Romanos 14.17 que o Reino de Deus é "justiça, paz e alegria no Espírito Santo". Veja bem: primeiro, a Justiça; depois, a Paz. O Reino de Deus segue esse prisma porque o Senhor deste Reino é Justo e com Ele tudo fica no seu devido lugar.

Exclua da sua vida um Evangelho que não apresenta a justiça de Deus (Romanos 1.17). Um Evangelho onde se prega apenas um Deus de amor e sua justiça é ignorada não merece ser ouvido. Deus é amor, mas também é justiça. Ele ama, mas também é justo. O amor, diz a Bíblia, "não folga com a injustiça, mas folga com a verdade" (1 Coríntios 13.7). Neste encalço está presente a justiça de Deus. Este é o problema do Sistema que rege este mundo: não há justiça e, consequentemente, não pode haver paz!

Quer ser abençoado? Coloque as coisas no seu devido lugar! Não pegue o errado e torne certo! Faça o que é devidamente certo, o que deve realmente ser feito. Justiça é sinônimo de retidão. Uma linha reta que não pende nem para um lado nem para o outro, mas fica na posição certa. Este é o conceito de justiça, apresentado pelo Evangelho de Jesus Cristo. Deus não abençoa quem vive em cima do muro, com pendências para um lado ou outro. O Evangelho é justiça e vem colocar o homem na posição certa, no lugar em que deve estar que o pecado tirou.

É com razão que Deus é Justo! Ele ama, mas é Justo! As pessoas precisam entender que amar nunca será a mesma coisa que ser conivente com o erro, assim como Deus ama a humanidade pecadora mas não compactua com seus erros. É neste mesmo encalço que devemos praticar a justiça sem excluir o amor e vice-versa.

Primeiro, a Justiça; depois, a Paz. Obtemos paz quando a Justiça divina nos justifica, declarando-nos justos em Sua presença (Romanos 5.1).

Em Cristo,
Evangelista Clenio Daniel.

terça-feira, 22 de março de 2022

FÉ - O FIRME FUNDAMENTO DAS COISAS QUE SE ESPERAM - Hebreus 11.1

A que se refere o escritor ao falar das "coisas que se esperam"? Que coisas são essas? 


Uma boa parte das pessoas usam este versículo para dar enfoque às bençãos materiais, como é o caso dos pregoeiros da Teologia da Prosperidade. Uma cautelosa atenção no texto sagrado nos fará entender que o versículo 1 do capítulo 11 de Hebreus liga o restante do capítulo aos versículos 32-39 do capítulo 10. O escritor está falando de sofrimento e de perseguição. É sob este prisma que devemos entender o versículo em estudo.


A carta aos Hebreus, segundo as grandes autoridades no assunto, foi escrita durante a cruel e sangrenta perseguição aos cristãos por parte do Imperador Nero (54-68 d. C.). Muitos cristãos primitivos estavam desfalecendo em razão desta perseguição que o impiedoso Nero promovia em todo o Império Romano. Expostos aos horrores (Hebreus 10.33), seus bens sendo espoliados (Hebreus 10.34), enfim, estavam suportando "grande combate de aflições" (Hebreus 10.32).


Três coisas que os cristãos esperariam por meio da fé:


1. "Uma possessão melhor e permanente" (Hebreus 10.34). Construíram casas, desfrutaram de suas moradias, porém, por pouco tempo! Logo viria o Império Romano e tomaria tudo deles. Mas, através da fé, eles podiam vislumbrar "uma possessão melhor e permanente", razão pela qual deveriam perserverar, servindo ao Senhor. Pois esta possessão é preparada pelo próprio Deus e não há poderoso nenhum desta terra que possa destruir o que Deus preparou para os Seus servos. Ninguém destrói o que Deus construiu!


2. "Um grande e avultado galardão" (Hebreus 10.35). Aqui na terra, eles foram feitos "espetáculo com vitupérios e tribulações" (Hebreus 10.33). Vitupério quer dizer "vergonha", "desonra". Sob a égide do poder romano, sofreram humilhações das mais deploráveis, mas, pela fé podiam vislumbrar um grandioso galardão reservado pelo próprio Deus. Humilhados na terra para serem honrados na eternidade. É melhor ser humilhado aqui, por causa da fé em Cristo e chegar no Céu, do que ser aplaudido pelos homens com todas as honrarias e ir para o inferno!


3. "e o que há de vir virá, e não tardará" (Hebreus 10.37). Esta referência é emprestada de Habacuque 2.3. Estudiosos afirmam que o versículo poderia ser assim traduzido: "e aquele que há de vir virá e não tardará". Uma referência a pessoa, a saber, Cristo. Nosso maior gozo: Cristo! Por Ele, temos uma possessão melhor e permanente; dEle, receberemos um grande e avultado galardão. As "coisas que se esperam", como podemos ver, referem-se aos bens vindouros e isso pode ser comprovado claramente quando lemos os exemplos de fé que o sacro escritor extraiu do Antigo Testamento, para encorajar os irmãos que enfrentavam dolorosa perseguição.


A fé é o "firme fundamento". Fundamento não se quebra, não desmorona, suporta os golpes e impactos que contra ele são desferidos. Assim é a fé em Deus: inabalável! Haja o que houver, esperamos em Deus grandes coisas, com as quais, os bens terrenos jamais poderão ser comparados.


Em Cristo,

Ev Clenio Daniel

quinta-feira, 11 de novembro de 2021

QUEM É VOCÊ NA FILA DO PÃO?

Referência-chave: "Porque Deus encerrou a todos debaixo do pecado, para com todos usar de misericórdia" (Romanos 11.32).


A Igreja em Roma era composta por gentios e judeus convertidos ao cristianismo. Uma minoria era de judeus. Essa minoria sofria o desprezo dos demais irmãos, afirmando que Deus os havia rejeitado. Não é sem razão que o Apóstolo Paulo apresenta uma forte argumentação em favor da eleição de Israel, como vemos nos capítulos 9 ao 11. O Apóstolo Paulo deixa claro que Deus não rejeitou o seu povo (Romanos 11.1,2). Logo, o tratamento preconceituoso dos irmãos gentios com os judeus em nada contribuía. Por outro lado, o Apóstolo Paulo deixa a entender, por meio de uma linguagem figurada, a vanglória de Israel, por ter sido eleita dentre as nações para o cumprimento das suas promessas. Era um privilégio ser o povo eleito, porém, era grande a responsabilidade de ser luz para os demais povos, mergulhados no paganismo idolátrico. Quando focamos apenas o privilégio da chamada, corremos o risco de cair na soberba. Quando focamos apenas na responsabilidade corremos o risco de sermos omissos diante de Deus, acovardando-nos do glorioso chamado que dEle recebemos. As duas coisas devem coexistir.


Israel é o ramo natural da Oliveira (Romanos 11.17-24). Por sua incredulidade, foram cortados. E Deus enxertou na Oliveira o zambujeiro bravo (uma referência aos gentios convertidos, a Igreja), o que é contrário à natureza. A misericórdia de Deus se sobrepõe à qualquer lógica humana. Não há teologia e nem filosofia no mundo que possa dimensionar a misericórdia divina, estendida sobre todos, não importando a sua nacionalidade. Com isso, o zambujeiro bravo parecia querer se gloriar por conta disso. O Apóstolo faz o claro alerta: se Deus cortou o ramo natural, que é natural, da Oliveira, o que dirá o zambujeiro bravo, que nada tem a ver com ela! Não adianta se gloriar! É tudo pela misericórdia divina!


Diante disso, o Apóstolo Paulo deixa claro: Deus encerrou a TODOS debaixo do pecado. Sim, afinal, TODOS pecaram (Romanos 3.23), TODOS estão destituídos da glória de Deus. Então, quando Deus resolveu usar de misericórdia com o judeu, o mesmo fez com o gentio, porque este é pecador tanto quanto aquele. A régua da justiça divina colocou todos em um mesmo patamar de pecado e de miserabilidade. É com razão que a obra redentora do Senhor Jesus alcança toda a humanidade, todos quantos se arrependem e invocam o Seu Nome (ver Tito 2.14; 2 Pedro 3.9).


Diante disso, fica a pergunta: quem é você na fila do pão? Fomos salvos, pela sua misericórdia, chamados das trevas para a luz pela sua infinita misericórdia. Quando o assunto é salvação, cabem todos no mesmo barco! Quando assunto é ser amado por Deus, todos estão na fila, na mesma posição! Quem é você na fila do pão? A pergunta é um ditado que mostra que, na fila do pão, todos são iguais, e estão com o mesmo objetivo e sendo assim não há ninguém mais importante. Todos são iguais na fila do pão.


Na fila para receber o pão da vida não é diferente! Somos todos iguais! Não há maior e nem menor. Todos somos iguais na fila do pão. A graça que me alcançou do mesmo modo alcançou você também. O sangue de Jesus que cobre minha vida é o mesmo que cobre a sua vida! As promessas de Deus em Sua Palavra estão disponíveis para mim e para você! Tudo é resultado da imensa graça de nosso Senhor. 


À serviço do Reino,

Ev Clenio Daniel

sábado, 6 de novembro de 2021

PREGADORES À SERVIÇO DO DIABO - AS TRÊS GRANDES ÊNFASES DO "EVANGELHO SATÂNICO"

Referência-chave: Mateus 4.1-11


Se o diabo é pregador? Bom, disso eu não tenho a menor dúvida! Basta olhar para o episódio da serpente, em Gênesis 3. Ali vemos um grande diferencial: enquanto Deus falou o que era necessário ao ouvido humano (Gênesis 2.16,17), a serpente falou o que era agradável ao ouvido humano (Gênesis 3.1-6). E hoje a história se repete! 


Depois que o Diabo se apresentou para Cristo fazendo uso das Escrituras, não é bom duvidar de mais nada, quando o assunto é torcer o real sentido das Escrituras. E lá estava o astuto tentador, citando trechos das Escrituras diante daquEle que é o Verbo Vivo e encarnado! A Palavra Viva de Deus! Misericórdia! Se ele fez isso com o próprio Senhor Jesus, o que dirá com esses bando de bocó que vive atrás de profecia e revelação! Sai pra lá!


Não se iludam! O diabo também é pregador! E ele também faz uso da Bíblia! Porém, de forma distorcida para levar muitos ao engano. Bom, a Bíblia é a Palavra de Deus, e quando os incautos olham para isso, para uma pregação aparentemente bíblica, mas sem fundamento, sem base, com uma interpretação equivocada, é natural que acreditem! Está ali um grande homem ou mulher de Deus que prega a Palavra de Deus como deve ser. Será? 


O diabo está por aí! Por aí aonde? Nos bares? Nos prostíbulos? Naaaaaaaão! Nos púlpitos das igrejas! Sim! Seus emissários são os falsos mestres, que tem uma pregação eloquente, arrastam multidões. Porém! Estão longe de Deus! Longe! Muito longe!


Mas, qual a mensagem do diabo pregada nos altares das Igrejas? Vejamos:


1° ÊNFASE DO EVANGELHO SATÂNICO: A DEMASIADA ÊNFASE PELAS COISAS MATERIAIS. Tentado no deserto, quarenta dias e quarenta noites não teria sido nada fácil. E lá vem o diabo! Fazer o quê? Ora, apelar para a necessidade da alimentação física. Jesus precisava se alimentar! E o diabo "quebra na emenda": "Se tu és o Filho de Deus, manda que estas pedras se transformem em pães" (Mateus 4.3). Ô diabo aí não hein! Mas a resposta de Jesus foi pronta: "Está escrito: nem só de pão viverá o homem, mas de toda a palavra que sai da boca de Deus" (Mateus 4.4). Presta bem atenção: "nem só de pão". O Senhor Jesus não descarta a realidade das coisas materiais, pelo contrário, apenas mostra que elas não são a prioridade na vida do homem. Vivemos de pão, mas, não só de pão. Existe a necessidade material, como também a necessidade espiritual. 


É errado querer ser próspero? Não! Crente pode viver bem? Claro! Quem disse que não?! Tem algum problema em pregar prosperidade nos púlpitos das igrejas? Nenhum! Errado é quando as coisas são invertidas. Os pregadores do diabo erram quando enfatizam demasiadamente aos ouvidos das massas a materialidade e a busca pela prosperidade. Devemos deixar claro que a maior promessa do Evangelho é a SALVAÇÃO! Quer ser próspero? Quer dinheiro? Cria vergonha nessa cara e vá trabalhar!


2° ÊNFASE DO EVANGELHO SATÂNICO: O EVANGELHO DA FENOMENALIDADE. O Diabo sugeriu a Jesus que, se Ele era o Filho de Deus, que se lançasse do alto do pináculo do templo abaixo. Ele sugeriu que os anjos de Deus O salvariam. Com isso, as pessoas, ao verem, acreditariam (quem sabe?) que Jesus era o Filho de Deus (Mateus 4.5-7). Eles tinha que crer no Messias por meio desse acontecimento e não pelo que Jesus faria na Cruz! Porventura estas coisas não permeiam os púlpitos de nossas igrejas? Não estou generalizando a questão, pois, há muitos homens e mulheres de Deus em cima do Altar, comprometidos com a Verdade. Mas, no meio do Trigo, o Joio se faz presente também! As pessoas andam em busca de algo que lhes impressione! Tem que ver milagre para crer! Tem que ver algo fenomenal! Se não for assim, é antiquado, arcaico e com isso a genuína pregação expositiva do Evangelho perde espaço. Evangelho é Cruz e não milagres! Estes são a evidência do Evangelho, quando pregado sob poder do Alto!


3° ÊNFASE DO EVANGELHO SATÂNICO: O EVANGELHO DA RELAÇÃO DE TROCA. "Tudo isto te darei se, prostrado, me adorares" (Mateus 4.9). Em outras palavras: "pra receber tem que adorar". Nossa hinódia brasileira está carregada disso! Que horror certos hinos! Chega dá desgosto! A musicalidade cristã sofre os terríveis ataques do falso Evangelho. Deus tenha misericórdia! A Verdadeira adoração não está baseada no fato de receber alguma coisa ou não. A adoração está centrada no relacionamento correto com Deus, onde a verdadeira entrega das nossas vidas ao Senhor é fator prevalecente. Com benção ou sem benção, porta aberta ou fechada, na fartura ou na escassez, não importa! A Verdadeira adoração sobressai a tudo isso! O Evangelho nunca foi e nem será uma relação de troca! O Evangelho é a oferta graciosa de um Deus vivo que, podendo castigar o homem pelos seus pecados, resolve perdoá-lo e arrancá-lo do mais profundo abismo de perdição.


Em Cristo,

Ev Clenio Daniel