quarta-feira, 22 de fevereiro de 2023

O CRENTE CAVALO E O CRENTE CORDEIRO

REFERÊNCIA-CHAVE : "Não sejais como o cavalo, nem como a mula, que não têm entendimento, cuja boca precisa de cabresto e freio, para que se não atirem a ti." (Salmos 32:9)


O cavalo é um animal frequentemente mencionado na Bíblia. Geralmente aparece relacionado à guerra (Salmos 20.7; Provérbios 21.31), por causa de sua força extraordinária (Salmos 147.10). Nos tempos bíblicos, reinos se utilizavam de uma grande cavalaria de guerra bem arregimentada. A imagem de uma cavalaria bem disposta e organizada causava impacto ao exército inimigo, pois, ostentava poder e grandeza. Um animal extraordinário! Só precisa de freio na boca!


A casa de Deus está repleta de pessoas talentosas, extraordinárias, versáteis, capazes de fazer grandes coisas para o Reino de Deus; só tem um problema: NÃO TEM FREIO NA BOCA! Elas receberam de Deus um chamado que causa admiração e até inveja em algumas pessoas, ao ponto destas pessoas desejarem ter o que elas receberam. Porém, NÃO CONTROLAM SUA LÍNGUA! Isso é um perigo! 


Se não colocar freio na boca do cavalo, ele vai longe quando não deveria ir (Tiago 3.3), se muitas pessoas não colocarem freios em suas bocas, irão longe, porém, causando prejuízos a si e aos outros.


Um caso diferente é: "Ele foi oprimido, mas não abriu a sua boca; como um cordeiro, foi levado ao matadouro e, como a ovelha muda perante os seus tosquiadores, ele não abriu a boca" (Isaías 53.7). O profeta se refere ao Messias e aos Seus sofrimentos em prol de Israel e, por extensão, de toda a humanidade. Sofrendo, levado para ser morto, ELE NÃO ABRIU A BOCA! A virtude de controlar a língua não foi manipulada pela dor que vinha sofrendo. Percebeu a diferença? Um não tem controle na língua, e o outro consegue controlar a língua!


O cavalo precisa de freio na boca; o cordeiro, não! Que tipo de crente você é? Cavalo ou Cordeiro? Sem controle na língua, falando o que não deve, ou sabe controlar a língua, falando apenas o necessário?


O crente cavalo desconhece a passagem bíblica de Eclesiastes 3.7, que diz: "... tempo de estar calado e tempo de falar". Primeiro: tempo de estar CALADO, depois, tempo de FALAR! Só quem é Cordeiro entende isso! O cavalo "não tem entendimento" e por isso age descontroladamente.


Em Cristo,

Evangelista Clenio Daniel.

Um comentário:

  1. Forte, amo essas meditações!!! A bíblia realmente é luz, é atemporal, é nosso guia para nos entender e entender pessoas ao nosso redor. É a mente e o coração de Deus. De onde mais poderia sair tanto ensinamento e lição? só a perfeição do criador mesmo!!!

    ResponderExcluir