Referência-chave: Mateus 4.1-11
Se o diabo é pregador? Bom, disso eu não tenho a menor dúvida! Basta olhar para o episódio da serpente, em Gênesis 3. Ali vemos um grande diferencial: enquanto Deus falou o que era necessário ao ouvido humano (Gênesis 2.16,17), a serpente falou o que era agradável ao ouvido humano (Gênesis 3.1-6). E hoje a história se repete!
Depois que o Diabo se apresentou para Cristo fazendo uso das Escrituras, não é bom duvidar de mais nada, quando o assunto é torcer o real sentido das Escrituras. E lá estava o astuto tentador, citando trechos das Escrituras diante daquEle que é o Verbo Vivo e encarnado! A Palavra Viva de Deus! Misericórdia! Se ele fez isso com o próprio Senhor Jesus, o que dirá com esses bando de bocó que vive atrás de profecia e revelação! Sai pra lá!
Não se iludam! O diabo também é pregador! E ele também faz uso da Bíblia! Porém, de forma distorcida para levar muitos ao engano. Bom, a Bíblia é a Palavra de Deus, e quando os incautos olham para isso, para uma pregação aparentemente bíblica, mas sem fundamento, sem base, com uma interpretação equivocada, é natural que acreditem! Está ali um grande homem ou mulher de Deus que prega a Palavra de Deus como deve ser. Será?
O diabo está por aí! Por aí aonde? Nos bares? Nos prostíbulos? Naaaaaaaão! Nos púlpitos das igrejas! Sim! Seus emissários são os falsos mestres, que tem uma pregação eloquente, arrastam multidões. Porém! Estão longe de Deus! Longe! Muito longe!
Mas, qual a mensagem do diabo pregada nos altares das Igrejas? Vejamos:
1° ÊNFASE DO EVANGELHO SATÂNICO: A DEMASIADA ÊNFASE PELAS COISAS MATERIAIS. Tentado no deserto, quarenta dias e quarenta noites não teria sido nada fácil. E lá vem o diabo! Fazer o quê? Ora, apelar para a necessidade da alimentação física. Jesus precisava se alimentar! E o diabo "quebra na emenda": "Se tu és o Filho de Deus, manda que estas pedras se transformem em pães" (Mateus 4.3). Ô diabo aí não hein! Mas a resposta de Jesus foi pronta: "Está escrito: nem só de pão viverá o homem, mas de toda a palavra que sai da boca de Deus" (Mateus 4.4). Presta bem atenção: "nem só de pão". O Senhor Jesus não descarta a realidade das coisas materiais, pelo contrário, apenas mostra que elas não são a prioridade na vida do homem. Vivemos de pão, mas, não só de pão. Existe a necessidade material, como também a necessidade espiritual.
É errado querer ser próspero? Não! Crente pode viver bem? Claro! Quem disse que não?! Tem algum problema em pregar prosperidade nos púlpitos das igrejas? Nenhum! Errado é quando as coisas são invertidas. Os pregadores do diabo erram quando enfatizam demasiadamente aos ouvidos das massas a materialidade e a busca pela prosperidade. Devemos deixar claro que a maior promessa do Evangelho é a SALVAÇÃO! Quer ser próspero? Quer dinheiro? Cria vergonha nessa cara e vá trabalhar!
2° ÊNFASE DO EVANGELHO SATÂNICO: O EVANGELHO DA FENOMENALIDADE. O Diabo sugeriu a Jesus que, se Ele era o Filho de Deus, que se lançasse do alto do pináculo do templo abaixo. Ele sugeriu que os anjos de Deus O salvariam. Com isso, as pessoas, ao verem, acreditariam (quem sabe?) que Jesus era o Filho de Deus (Mateus 4.5-7). Eles tinha que crer no Messias por meio desse acontecimento e não pelo que Jesus faria na Cruz! Porventura estas coisas não permeiam os púlpitos de nossas igrejas? Não estou generalizando a questão, pois, há muitos homens e mulheres de Deus em cima do Altar, comprometidos com a Verdade. Mas, no meio do Trigo, o Joio se faz presente também! As pessoas andam em busca de algo que lhes impressione! Tem que ver milagre para crer! Tem que ver algo fenomenal! Se não for assim, é antiquado, arcaico e com isso a genuína pregação expositiva do Evangelho perde espaço. Evangelho é Cruz e não milagres! Estes são a evidência do Evangelho, quando pregado sob poder do Alto!
3° ÊNFASE DO EVANGELHO SATÂNICO: O EVANGELHO DA RELAÇÃO DE TROCA. "Tudo isto te darei se, prostrado, me adorares" (Mateus 4.9). Em outras palavras: "pra receber tem que adorar". Nossa hinódia brasileira está carregada disso! Que horror certos hinos! Chega dá desgosto! A musicalidade cristã sofre os terríveis ataques do falso Evangelho. Deus tenha misericórdia! A Verdadeira adoração não está baseada no fato de receber alguma coisa ou não. A adoração está centrada no relacionamento correto com Deus, onde a verdadeira entrega das nossas vidas ao Senhor é fator prevalecente. Com benção ou sem benção, porta aberta ou fechada, na fartura ou na escassez, não importa! A Verdadeira adoração sobressai a tudo isso! O Evangelho nunca foi e nem será uma relação de troca! O Evangelho é a oferta graciosa de um Deus vivo que, podendo castigar o homem pelos seus pecados, resolve perdoá-lo e arrancá-lo do mais profundo abismo de perdição.
Em Cristo,
Ev Clenio Daniel
Nenhum comentário:
Postar um comentário