quinta-feira, 11 de novembro de 2021

QUEM É VOCÊ NA FILA DO PÃO?

Referência-chave: "Porque Deus encerrou a todos debaixo do pecado, para com todos usar de misericórdia" (Romanos 11.32).


A Igreja em Roma era composta por gentios e judeus convertidos ao cristianismo. Uma minoria era de judeus. Essa minoria sofria o desprezo dos demais irmãos, afirmando que Deus os havia rejeitado. Não é sem razão que o Apóstolo Paulo apresenta uma forte argumentação em favor da eleição de Israel, como vemos nos capítulos 9 ao 11. O Apóstolo Paulo deixa claro que Deus não rejeitou o seu povo (Romanos 11.1,2). Logo, o tratamento preconceituoso dos irmãos gentios com os judeus em nada contribuía. Por outro lado, o Apóstolo Paulo deixa a entender, por meio de uma linguagem figurada, a vanglória de Israel, por ter sido eleita dentre as nações para o cumprimento das suas promessas. Era um privilégio ser o povo eleito, porém, era grande a responsabilidade de ser luz para os demais povos, mergulhados no paganismo idolátrico. Quando focamos apenas o privilégio da chamada, corremos o risco de cair na soberba. Quando focamos apenas na responsabilidade corremos o risco de sermos omissos diante de Deus, acovardando-nos do glorioso chamado que dEle recebemos. As duas coisas devem coexistir.


Israel é o ramo natural da Oliveira (Romanos 11.17-24). Por sua incredulidade, foram cortados. E Deus enxertou na Oliveira o zambujeiro bravo (uma referência aos gentios convertidos, a Igreja), o que é contrário à natureza. A misericórdia de Deus se sobrepõe à qualquer lógica humana. Não há teologia e nem filosofia no mundo que possa dimensionar a misericórdia divina, estendida sobre todos, não importando a sua nacionalidade. Com isso, o zambujeiro bravo parecia querer se gloriar por conta disso. O Apóstolo faz o claro alerta: se Deus cortou o ramo natural, que é natural, da Oliveira, o que dirá o zambujeiro bravo, que nada tem a ver com ela! Não adianta se gloriar! É tudo pela misericórdia divina!


Diante disso, o Apóstolo Paulo deixa claro: Deus encerrou a TODOS debaixo do pecado. Sim, afinal, TODOS pecaram (Romanos 3.23), TODOS estão destituídos da glória de Deus. Então, quando Deus resolveu usar de misericórdia com o judeu, o mesmo fez com o gentio, porque este é pecador tanto quanto aquele. A régua da justiça divina colocou todos em um mesmo patamar de pecado e de miserabilidade. É com razão que a obra redentora do Senhor Jesus alcança toda a humanidade, todos quantos se arrependem e invocam o Seu Nome (ver Tito 2.14; 2 Pedro 3.9).


Diante disso, fica a pergunta: quem é você na fila do pão? Fomos salvos, pela sua misericórdia, chamados das trevas para a luz pela sua infinita misericórdia. Quando o assunto é salvação, cabem todos no mesmo barco! Quando assunto é ser amado por Deus, todos estão na fila, na mesma posição! Quem é você na fila do pão? A pergunta é um ditado que mostra que, na fila do pão, todos são iguais, e estão com o mesmo objetivo e sendo assim não há ninguém mais importante. Todos são iguais na fila do pão.


Na fila para receber o pão da vida não é diferente! Somos todos iguais! Não há maior e nem menor. Todos somos iguais na fila do pão. A graça que me alcançou do mesmo modo alcançou você também. O sangue de Jesus que cobre minha vida é o mesmo que cobre a sua vida! As promessas de Deus em Sua Palavra estão disponíveis para mim e para você! Tudo é resultado da imensa graça de nosso Senhor. 


À serviço do Reino,

Ev Clenio Daniel

Nenhum comentário:

Postar um comentário