quinta-feira, 23 de fevereiro de 2023

TEXTOS MAL INTERPRETADOS DA BÍBLIA

REFERÊNCIA-CHAVE: "Tocai a buzina em Sião e clamai em alta voz no monte da minha santidade; perturbem-se todos os moradores da terra, porque o dia do Senhor vem, ele está perto" (Joel 2.1)


Quando se faz interpretações incorretas de textos da Bíblia sem analisar o contexto e o gênero literário o resultado é trágico. Um dos exemplos é a referência-chave já mencionada. Este versículo tem sido usado para amparar a teoria de que "temos que perturbar todos os moradores da terra". Isso ocorre muito em trabalhos de oração em residências, onde muitos dão gritos bem alto de glória a Deus e aleluia e se os vizinhos ficam incomodados com isso, atribuem essa cena à "fúria do inimigo" porque temos que "perturbar todos os moradores da terra". 


Biblicamente, o cristão é a luz do mundo (Mateus 5.14; Filipenses 2.15). Essa luz vai resplandecer fortemente (Mateus 5.16) de modo que as trevas se sentirão incomodadas com as nossas boas obras manifestas pela luz. Isso não diz respeito a "perturbar" os homens e sim fazer notório o que Cristo fez por nós, em nós através da Sua obra redentora e está fazendo através de nós por meio do Evangelho no poder do Espírito Santo. Os homens precisam ver que o Evangelho é poder de Deus para salvação e libertação e verão isso por meio da nossa conduta transformada, qual luz resplandecente.


Fato é que isto, muitas vezes, resultará em perseguições por parte da sociedade, pois, a Igreja é guardiã da Sã Doutrina, de princípios que vão na contramão das filosofias deste mundo. O fiel cristão tem que está ciente disso (2 Timóteo 3.12). Mas isso é diferente de "perturbar os moradores da terra" no sentido que muitos entendem e aplicam.


Existem casos e casos. Contudo, o modo como as pessoas interpretam erroneamente versículos bíblicos sem buscar o devido entendimento chega a ser grotesco. Baseado neste entendimento equivocado, muitos até ligam o som nas alturas altas horas da noite e quando o vizinho processa ele por "perturbação de sossego" dizem que é "levante do diabo". Isso não tem nada a ver com o diabo, é você que não tem juízo e não está vigiando! Se o vizinho ligar para a polícia e ela vir mandando abaixar o som, bem feito! E se frescar, ainda vai preso! Tenha bom senso! Seja sóbrio (1 Pedro 5.8)!


Em Joel 2.1 temos uma profecia de caráter escatológico, apontando para o tempo futuro. O profeta está falando que "o dia do SENHOR" está perto. A natureza dos acontecimentos sombrios aqui descritos concernente ao "dia do SENHOR" deixará os moradores da terra alarmados ou perturbados, porque será um "dia de trevas e de tristeza; dia de nuvens e de trevas espessas" (Joel 2.2). 


Não perturbe seu vizinho, ganhe ele pra Jesus! A nossa briga não é com os moradores da terra e sim contra os poderes das trevas (Efésios 6.12). Sejamos luz! Sejamos exemplo! Para que o nome do Senhor seja glorificado em nossas vidas.


Em Cristo,

Evangelista Clenio Daniel.

Nenhum comentário:

Postar um comentário