segunda-feira, 1 de novembro de 2021

SOBRE A REFORMA PROTESTANTE NOS DIAS ATUAIS

Como estudioso da Bíblia e de bons livros teológicos, servo de Deus e pregador do Evangelho por duas décadas, percebo o quanto que a Reforma Protestante deixou um incrível legado para nós. Porém, quando olho para esta geração, fico imaginando como seria a reação desta se os pilares da Reforma fosse afirmados publicamente nos nossos dias. Vamos ver?


1. SOLA GRATIA (Somente a Graça).


"Pela graça sois salvos" (Efésios 2.8). Hoje, prega-se tudo quanto é tipo de Evangelho: o Evangelho da Modernidade, da Prosperidade, o Evangelho do Homem sem Pecado e do Deus sem ira, que é somente amor mas não é justiça. Mas não se prega o Evangelho da Graça. A mensagem expositiva do Evangelho da Graça soa como arcaica aos ouvidos de quem só procura uma mensagem que lhes favoreça.


2. SOLA FIDE (Somente a Fé).


É sério? Somente a fé? Nos dias de hoje? Reformadores, vocês tem certeza do que estão pregando? Sim! Só essa geração que não! Para eles a fé não basta. Tem que ter a "rosa ungida", a "água milagrosa do Jordão", o uso de qualquer outro amoleto que são essencialmente desnecessários à Fé Cristã. Biblicamente, é CRER para VER. Hoje, vemos o contrário: VER para CRER. A Fé não precisa de amoleto nenhum. A fé viva e genuína, alicerçada na Palavra já nos basta. Nada mais que isso!


3. SOLA SCRIPTURA (Somente a Escritura)


O púlpito da Igreja brasileira vem sofrendo uma inundação de mensagens extrabíblicas, agradáveis aos ouvidos. Querem CONFORTO mas não querem CONFRONTO. Uma onda de heresias sendo pregadas até mesmo nos púlpitos das igrejas pentecostais, inclusive na Assembleia de Deus. Precisamos de um retorno às Escrituras, a Palavra de Deus viva e eficaz. A Igreja só pode ser Cristã se ela for alinhada com a Palavra de Deus, mantendo-se em tudo fiel à Sã Doutrina. As mensagens bíblicas, genuinamente bíblicas, vem perdendo lugar nos nossos cultos e uma badalada inútil se torna prioridade nos chamados "cultos pentecostais" que de pentecostal não tem absolutamente nada.


4. SOLUS CHRISTUS (Somente Cristo).


A negação do nascimento virginal de nosso Senhor Jesus Cristo, Sua encarnação, morte e ressurreição tem ganhado espaço nas Universidades ditas Teológicas, numa total afronta ao conteúdo das Escrituras. Não há Cristianismo sem Cristo. Mas, com as "gambiarras" adaptadas pelo Evangelho Moderno, não há mais a devida ênfase à Pessoa do Senhor Jesus Cristo, o qual é bendito eternamente. Porém, é lamentável dizer: Cristianismo sem Cruz, Cristianismo sem Cristo, tudo o que vemos hoje. O foco no que é material em detrimento das coisas eternas toma a primazia no coração desta geração (1 Coríntios 15.19; Colossenses 3.1-3).


5. SOLI DEO GLÓRIA (Somente a Deus glória)


O endeusamento do homem, os cultos sendo transformados em shows, luzes apagadas, fumaça, gritos e batucadas inconsistentes fez as pessoas perderem a verdadeira noção de culto e de adoração. Temor, reverência, culto racional virou coisa do passado. Tem que agitar o corpo, tem que fazer trenzinho, e tantas outras inovações que não convém à Igreja do Senhor. O Evangelho Antropocêntrico é o tema central das pregações. A valorização exacerbada do ser humano, a diminuição da glória de Deus tomou parte nas ministrações dos pregadores de nossos dias. Deus tenha misericórdia!


Precisamos de uma Reforma! A Igreja brasileira, nossos pastores presidentes de Ministérios e Convenções precisam se converter e voltar a estes santos princípios regidos pelas Escrituras. Reforma Protestante já!


Nos laços do Calvário, 

Ev Clenio Daniel.

Nenhum comentário:

Postar um comentário