sexta-feira, 5 de fevereiro de 2021

O QUE É ARREPENDIMENTO?

Referência-chave: "Desde então, começou Jesus a pregar e a dizer: Arrependei-vos, porque é chegado o Reino dos céus" (Mateus 4.17)


Tanto em Mateus como em Marcos (Marcos 1.15) fica claro que a primeira mensagem evangelística pregada pelo Senhor Jesus teve como tema o Arrependimento. Os Apóstolos, em obediência ao Senhor Jesus, deram continuidade a essa mensagem (ver Atos 2.38). Mas, o que é o arrependimento? Esta palavra, no grego, é "metanoeo" significado: "pensar de maneira diferente", isto é, "reconsiderar". De acordo com James Strong, o termo é uma junção de dois vocábulos: "meta", mudança de lugar ou de condição; "noeo", perceber com a mente", "pensar", "compreender"; implica numa mudança de ideia; no sentido moral, mudança de atitudes.


No Hebraico, o termo em estudo, no original, é "naham" e, de acordo com James Strong, significa: "suspirar", "estar pesaroso", apiedar-se". O verbo tem o significado de pesar ou lamentar. Segundo o Pr e Dr Aldery Nelson Rocha, Deus se arrepende com base na Sua santidade, o homem se arrepende com base nos seus pecados. Quando lemos em Gênesis 6.6 que o Senhor "se arrependeu" de haver feito o homem sobre a terra, indica que Deus ficou pesaroso ao ver o homem na sua deplorável situação. O homem pecou. Pecado é errar o alvo. Deus ficou pesaroso porque o homem errou o alvo certo e acertou o alvo errado. Prova disso é que Deus preserva uma família dentro da Arca, exterminando aquela humanidade pecadora e corrompida com um dilúvio de águas. E por meio de Noé e de seus filhos, a humanidade teve seu recomeço (Gênesis 9.19).


O arrependimento com relação a Deus implica pesar. É uma ação com base em Sua Santidade e não uma mudança de estado da Sua natureza. O arrependimento com relação ao homem implica na mudança de comportamento, uma vez que o pecado o afetou em todas as áreas. Há uma confusão em torno da palavra "arrependimento" e tais confusões devem ser eliminadas.


O QUE NÃO É O ARREPENDIMENTO?


1. Remorso. Muitos confundem remorso com arrependimento, e é diferente. Há um abismo intransponível entre essas duas coisas. Em Mateus 3.8 lemos: "Produzi, pois, frutos dignos de arrependimento". Qual o fruto do arrependimento? Mudança radical de vida, de atitudes, de pensamentos, com base numa inclinação total a Deus. Qual o fruto produzido pelo remorso? Perturbação, insegurança e a acusação mórbida na consciência de um erro que, supostamente, não pode ser reparado. Estudiosos apontam esse sentimento na vida do Apóstolo Judas ao trair o Senhor Jesus. Ele teve remorso, levando-o a uma grande perturbação.


2. Emocionalismo. É natural o homem se emocionar com alguma coisa? Sim! Natural e compreensível, pois somos dotados de emoção. O grande problema é o excesso dela, o emocionalismo. Tal sentimento traz uma sensação de mudança, porém, passageira, momentânea. No calor da emoção, da empolgação, prometem mudança, fazem votos e tantas outras coisas. Ao passar a euforia, tudo volta como era antes.


Arrependimento é MUDANÇA. Ela começa no interior do homem. Tal mudança de vida, de atitudes, de pensamentos, resultam numa transformação do ser, e tal transformação é exteriorizada por obras que evidenciem isso, ou seja, os "frutos dignos de arrependimento". Não basta apenas reconhecer que tem que mudar, ela ocorre verdadeiramente no ser humano, que "muda seu modo de pensar" cedendo à verdade do Evangelho. Veja que em Romanos 12.2 Paulo fala de dois crentes: os CONFORMADOS com o mundo e os TRANSFORMADOS pela "renovação do entendimento". 


O arrependimento gerado dentro do homem, quando ouve o Evangelho, é nada mais que a "tristeza segundo Deus" (2 Coríntios 7.10). O Evangelho genuíno, pregado sob o poder do Espírito Santo e com seriedade, produz no homem o mesmo sentimento de Deus com relação ao pecado. A pregação do Evangelho é um apelo ao homem de que o seu pecado ofende o Criador e o distancia dEle e ele precisa urgentemente encurtar essa distância, voltando-se para Deus. É a tristeza segundo Deus, no coração do pecador, que gera o arrependimento genuíno, o faz reconhecer a gravidade do seu pecado tomando uma atitude de mudança de vida, em não mais errar contra o Deus Criador de todas as coisas.


Em Cristo, 

Ev Clenio Daniel

Nenhum comentário:

Postar um comentário