sexta-feira, 12 de fevereiro de 2021

A PREGAÇÃO E O MILAGRE DA PREGAÇÃO

Referência-chave: "Depois disso, ouvi a voz do Senhor, que dizia: A quem enviarei, e quem há de ir por nós? Então, disse eu: eis-me aqui, envia-me a mim" (Isaías 6.8)


A obra de Deus sempre contou com pessoas chamadas e capacitadas por Ele. Sendo Deus o dono da Obra, é Ele quem vocaciona e habilita o vocacionado para o exercício daquilo a que o Senhor designou. No tocante à pregação, não é diferente. A Palavra é de Deus, e é Deus quem chama para tal missão, portanto, o tal pregador precisa atender aos critérios divinos para, assim, cumprir com diligência a responsabilidade de expor ao público o Evangelho de Cristo. 


Quem deve pregar a Palavra? Existe a pregação como ordem expressiva do Divino Mestre: "Ide por todo o mundo, pregai o Evangelho a toda a criatura" (Marcos 16.15). Este é o chamado coletivo. Toda a Igreja está inserida nesta ordenança divina. Há pessoas que nunca serão vistas nos grandes púlpitos de muitas Igrejas, pregando, mas estarão nos púlpitos anônimos da vida, nos valados, nos presídios, nos hospitais e até mesmo nas ruas, levando a Palavra do Bom Mestre. O chamado coletivo engloba a ordem expressiva de levar o Evangelho a todos quantos possam ouvir. É uma ordem! Toda a Igreja de Cristo deve cumprir.


Por outro lado, há a pregação como um dom, e já é algo mais específico. Dado a alguns. A estes Deus confere um dom especial na Palavra, de forma a pregar com eloquência e convicção a fim de alcançar os que lhe ouvem. Este é o chamado específico.


Mas não basta a pregação, precisa do MILAGRE DA PREGAÇÃO. Deus não somente chama o pregador, mas realiza nele o milagre, a fim de que pregue com ousadia e fervor, ainda que lhe custe a vida, pregando a ouvidos surdos e corações endurecidos. 


O Pregador precisa ter um encontro com Deus: "... eu vi ao Senhor..." (Isaías 6.1);


O Pregador precisa conhecer o Deus da Palavra, a qual, estar sendo pregada: "... assentado em um alto e sublime trono..." (Isaías 6.1). 


O pregador precisa conhecer sua incapacidade, principalmente ao receber uma incumbência divina. É Deus confiando ao homem terreno uma missão do Céu: pregar a Palavra de Deus. O pregador precisa reconhecer o quanto é incapaz: "Então, disse eu: ai de mim, que vou perecendo" (Isaías 6.5). Diante de um Deus tão majestoso e sublime, não lhe restou outra coisa senão reconhecer sua miserabilidade! Os pregadores da nossa geração precisam dessa experiência! Se acham auto-suficientes, deturpando a Palavra de Deus e desonrando o Deus da Palavra.


O Pregador é o primeiro agente a ter a experiência da transformação em sua vida: "... a tua iniquidade foi tirada, e purificado o teu pecado" (Isaías 6.7). Os púlpitos das igrejas estão cheios de pregadores iníquos e impuros, sem a devida reverência a Deus e Sua santidade. Falta-lhes o milagre da pregação, que o transforma por dentro e por fora e o encoraja a proclamar-lhes as verdades do Evangelho com fervor e espiritualidade genuína. 


Não basta a pregação, precisamos do milagre da pregação! O milagre que gera temor, sensibilidade ao Espírito, e um compromisso com a Palavra que transcende os altares, demonstrado no dia-a-dia, por meio de uma vida justa e piedosa, conformada com a vontade de Deus.


A pregação é o compromisso de levar a Palavra. Mas só o milagre te faz vivê-la! A pregação é a exposição formal das Escrituras, mas só o milagre transcende da formalidade para a espiritualidade! A pregação é a comunicação das Escrituras aos que a ouvem, mas só o milagre nos enche de fervor na comunicação deste imprescindível tesouro que é a Palavra de Deus! Precisamos do milagre da pregação!


Em Cristo, 

Ev Clenio Daniel Parente Mendes

Nenhum comentário:

Postar um comentário