quarta-feira, 10 de fevereiro de 2021

PROVÉRBIOS 8.17 E A ORAÇÃO DA MADRUGADA

Existem no meio evangélico algumas "crendices", por assim dizer, sem qualquer fundamento bíblico. É lamentável como essas crendices ganham enorme aceitação nas Comunidades de Fé. O brasileiro tem uma séria deficiência de aceitar algo sem ao menos consultar a sua procedência e isso é um grave problema. Não consultamos, não corremos atrás e nem sequer pensamos e o resultado é isso: falar o que os outros falam, pensar o que os outros pensam e acreditar no que todos estão acreditando.


Provérbios 8.17 se refere à oração na Madrugada? NÃO! Toda referência bíblica deve ser entendida à luz de seu contexto, pois, é este quem determina o significado do texto. Como já se disse, "texto fora do contexto vira pretexto" e é exatamente o que vemos ao nosso redor e também nas preleções em muitos altares. 


Por outro lado, não estou aqui invalidando o poder da oração, pelo contrário, pois, negar a sua validade é ir contra o ensino do Senhor Jesus (Mateus 6.9-15; 7.7-11; Lucas 11.9-13; 18.1-8), e dos Apóstolos (Atos 2.42; Efésios 6.18; 1 Tessalonicenses 5.17; Judas 20). O objetivo, aqui, é colocar as coisas exatamente no seu devido lugar, usando uma autêntica interpretação dos textos sagrados. 


O livro de Provérbios faz parte da categoria dos chamados "Livros Sapienciais", ou, livros de Sabedoria. O livro em estudo contém "provérbios", ou seja, verdades apresentadas em formas de máximas, de forma objetiva tendo como foco uma vida de sabedoria para o viver diário. Seguindo a estrutura do livro, os versículos são interpretados nele de forma independente dos anteriores e dos versículos posteriores por apresentarem máximas de forma resumida e bem explícita.


Quando chegamos no capítulo 8, a estrutura e o estilo mudam, pois, todo o capítulo contém uma descrição da Sabedoria e, no uso de uma linguagem poética, o autor dá personalidade à Sabedoria descrita no capítulo em questão. Sendo assim, o versículo 17 deve ser interpretado em conjunto com os versículos anteriores e os posteriores.


O problema de muitos leitores é partir para uma interpretação sem, antes, considerar o aspecto contextual do versículo. Quem está falando? Do que ele está falando? Em que sentido está falando? Vamos lá:


1. Quem está falando? À luz de Provérbios 1.1,  quem está falando é o Sábio Rei de Israel, Salomão. Primeiro problema resolvido.


2. Do que ele está falando? Da Sabedoria, personificada ao longo de todo o capítulo. A Sabedoria tematizada no livro de Provérbios não é outra senão a Sabedoria para uma vida justa, demonstrada no dia-a-dia com base no temor do Senhor (Provérbios 1.7; 8.13; 9.10; etc). A busca, aqui, não é pela oração, e sim pela inclinação, meditação e esforço em achar a sabedoria e praticá-la. Embora eu possa falar de oração usando este versículo, precisamos entender que não é este o sentido do mesmo.


3. A busca "de madrugada" expressa uma busca "disposta" e anelante, ou seja, sedenta assim como quem se dispõe a fazer algo levanta cedo para ir em busca de cumprir os seus propósitos. Tal qual é a busca pela Sabedoria. Lendo todo o capítulo 8, quem busca a sabedoria, busca no seu modo de vida. A busca pela Sabedoria estar evidenciada num modo de vida diferente do insensato, que despreza a sabedoria e o ensino (Provérbios 1.7). 


Muitos usam esta passagem para construir o mito de que a oração da madrugada é a mais poderosa de todas. Absurdo! Uma prova clara de ignorância e imaturidade! Orar de madrugada É COMO ORAR EM QUALQUER OUTRA HORA DO DIA! O que faz a diferença não é o simples ato de orar, mas em como vamos orar (Jeremias 29.13). Há quem use da experiência para comprovar certas crendices, as quais, ganharam corpo no meio Evangélico. Eu, fico com a Bíblia. Não desprezo a experiência, pelo contrário, toda experiência deve ser confrontada à luz da Bíblia, mas, nunca submeter a Bíblia a meros caprichos humanos que não edificam em nada. 


Em Cristo, 

Ev Clenio Daniel Parente Mendes

Um comentário:

  1. A Bíblia e um tesouro escondido de ouro se vc lê se torna rico de conhecimento ABRE o seu para o pai

    ResponderExcluir