quinta-feira, 25 de setembro de 2025

DEUS DE DETALHES

 Referência-chave: "Nunca se envelheceu a tua veste sobre ti, nem se inchou o teu pé nestes quarenta anos" (Deuteronômio 8.4)


Quanto tempo um vestido dura no nosso corpo? E o sapato em nossos pés? Não há uma única resposta. As coisas tendem a se desgastar, perder a qualidade ou simplesmente cair em desuso pela qualidade, pelo tempo ou por outros fatores. O tempo vai passando e a roupa que cabe em nós hoje pode não servir mais amanhã. O mesmo vale para os sapatos. E assim vai.


Você já imaginou um povo peregrinar 40 anos e a roupa não de desgastar e o sapato não se desbotar? Logicamente, isso é impossível. Uma mesma roupa e um mesmo calçado durante 40 anos? Como isso? Só há uma resposta: o cuidado providencial de Deus, que cuida do seu povo nos mínimos detalhes. 


Porém, quero chamar a atenção para a apódose do texto: "... nem se inchou o teu pé nestes quarenta anos". Se o sapato se desgastasse, ficando em desuso, o povo sentiria seus pés tocarem na areia. Imagine andar descalço, com os pés em contato com a areia, castigada pelo calor? Mas, Deus não deixou que isso acontecesse. Qual o motivo? Vamos analisar agora.


A areia é uma poderosa fonte de silício. Por isso, tecnicamente chama-se a areia de "areia de sílica", por causa da expressiva quantidade desse elemento na areia. O silício é o segundo elemento mais abundante da Terra, perdendo apenas para o oxigênio. Bem presente no dia-a-dia, como no vidro, no silicone, nos eletrônicos, nos LED's, nas placas solares, em cosméticos, etc.


O silício tem uma dupla particularidade: a) o aquecimento quando submetido a uma radiação; b) a emissão de elétrons quando submetido ao calor. Imagine a areia, contendo dióxido de Silício (SiO²), recebendo grande incidência dos raios solares (o Sol é uma poderosa fonte de raios ultravioleta) e com isso aquecendo intensamente? Quem já viajou de férias, andando descalço na areia da praia em plena luz do sol, sabe a experiência de sentir a areia quente. 


Já imaginou isso no deserto por quarenta anos?


Quarenta anos no deserto, tocando os pés descalços na areia sob a luz do Sol, sem calçado para proteger os pés. Isso levaria ao inchaço dos pés, impedindo-os de seguirem sua trajetória. A areia de sílica reagiria ao sol, aquecendo, provocando inchaço nos pés. Mas Deus, que cuida do Seu povo nos mínimos detalhes, não deixou que isso acontecesse. "Nem se inchou o teu pé nestes quarenta anos". Deus cuida do Seu povo como ninguém! O cuidado providencial de Deus para conosco é maravilhoso! E digo mais: nos mínimos detalhes!


Nosso Deus é um Deus de detalhes!


Em Cristo,

Ev Clenio Daniel

Nenhum comentário:

Postar um comentário