sábado, 9 de janeiro de 2021

O QUE É RELIGIÃO?

"Se alguém entre vós cuida ser religioso e não refreia a sua língua, antes, engana o seu coração, a religião desse é vã.

A religião pura e imaculada para com Deus, o Pai, é esta: visitar os órfãos e as viúvas nas suas tribulações e guardar-se da corrupção do mundo." (Tiago 1.26,27).


Existe uma demonização da palavra "religião" no meio evangélico. Seja nas grandes cátedras, seja nas pequenas comunidades de fé, seja no campo da erudição teológica, seja entre os leigos. As opiniões são várias, entretanto, uma boa parte traz uma conotação negativa desta palavra. É necessário, portanto, um esclarecimento do assunto, à luz das Escrituras. 


Vejamos o que o texto sagrado nos diz: "Se alguém entre vós cuida ser religioso, e não refreia a sua língua, antes, engana a si mesmo, a religião desse é vã" (Tiago 1.26). Veja que a vida religiosa está associada ao refreio da língua (o termo, aqui, se associa à fala, e não ao órgão). O modo como falamos identifica quem somos e, com isso, o refreio ou não da língua diz muito a respeito do caráter. Se não há freio na língua, isso prova a falta de sabedoria e de prudência, e a vida religiosa da tal pessoa é vã, ou seja, inútil. Temos aqui um "religioso inútil", pois afirma ser alguma coisa, mas não tem o controle da língua.


No versículo 27, Tiago fala da "religião pura e imaculada para com Deus". Isso significa que existe o lado bom da religião, ignorado por muitos. A palavra "pura", no contexto do versículo, contém a ideia de algo que "não se mistura" ao passo que o termo "imaculado" significa "não contaminado", "aquilo que sofre nenhuma mácula". Veja bem, Tiago fala da religião pura e imaculada "para com Deus", ou seja, aos olhos de Deus. Vemos que a vida religiosa pode sim, agradar a Deus, quando esta condiz com suas diretrizes.


Há problemas com a religião? Digo que há problemas com o excesso dela, a RELIGIOSIDADE. Esta, sim, prende seus adeptos com seus excessos de regras descabidas em nome do zelo sem entendimento. São zelosos, mas sem entendimento (ver Romanos 10.2). Enquanto a religião, dentro do modelo bíblico e do aspecto aqui apresentado, te faz OBEDIENTE, a religiosidade te faz OBEDECENTE. Muitos confundem "obediência" com "obedecência", sendo que as duas são diferentes. O verdadeiro ato de obediência está embasado no entendimento e na maturidade bíblica, já a "obedecência" é cega: simplesmente tem que obedecer, não importa como. Este é o desfecho da RELIGIOSIDADE. Na obediência, há propósito; na obedecência, um zelo desprovido de entendimento, baseado num absurdos de regras que devem ser cumpridas unicamente por causa do medo do inferno.


É errado ter medo do inferno? Não! Porque ele é real! Porém, esta não deve ser A ÚNICA RAZÃO que me leve a servir a Cristo!


Religião é "religar-se" com Deus. A religião é divina? Não! Por que? Porque Deus não é religioso! A religião é humana? Sim! Por que? Porque diz respeito à experiência humana na sua relação com o Criador. É no sentimento religioso, inato no ser humano, que este tem a real noção de um Ser Superior que deve ser temido e obedecido. Até aí tudo bem. Nada nocivo. O grande problema é a forma como a religião é usada para manipular pessoas, pressionando-as a fazer isso ou aquilo. "Faça isso e será abençoado", como se fosse uma relação de troca, de dar e receber, sendo que "a religião pura e imaculada para com Deus" não se baseia nisso. Veja o que o versículo (Tiago 1.27) diz, um dos distintivos desta religião é "guardar-se da corrupção do mundo". Mais do que uma relação de troca! Vai bem além disso! Muitas Comunidades de Fé enganam seus fiéis com falsos pressupostos e o pior: usam a Bíblia para fundamentar seus argumentos fraudulentos, que vão levando muitos à perdição. Deus tenha misericórdia! 


Em Cristo, 

Ev Clenio Daniel Parente Mendes

Nenhum comentário:

Postar um comentário