domingo, 10 de janeiro de 2021

AS CINCO LIÇÕES ESSENCIAIS DO CRISTIANISMO

 "Quem crê em mim, como diz a Escritura, rios de água viva correrão do seu ventre" (João 7.38)


1. "Quem crê em mim" - O Cristianismo é a religião da fé. Fé esta que não dá origem à existência de Deus, pelo contrário, Ele já existe. A fé é o meio pelo qual nos aproximamos de Deus (Hebreus 11.6). Quando o homem crê em Deus, está dando uma chance para si mesmo: "para que todo aquele que nele crê, não pereça" (João 3.16). Crer em Deus é dar um passo em direção a Ele em favor de si mesmo. Não é Deus quem necessita do homem, mas, o homem quem necessita de Deus.


2. "Como diz a Escritura" - O Cristianismo é a religião do Livro. Devemos crer em Cristo, segundo o Testemunho das Escrituras a Seu respeito. Muitos crêem em Cristo segundo os seus achismos, segundo as vãs filosofias, segundo as especulações da falsa ciência, enfim, até mesmo segundo o argumento pernicioso dos Teólogos liberais que não respeitam a autenticidade das Páginas Sagradas. Devemos crer em Cristo "como diz a Escritura".


3. "rios de água viva". O Cristianismo é a religião viva, que tem origem no Deus vivo, que testifica do Cristo vivo, tem como testemunho a Palavra (Hebreus 4.12), em conjunto, com a ação do Espírito do Deus vivo. O Evangelho é poder de Deus que vivifica o homem que está morto. Nada é morto no Cristianismo. É a religião do Deus da vida.


4. "correrão". Em outras traduções lemos "fluirão". O Cristianismo é a religião da voluntariedade. É a religião do amor. Se é pra "fluir" não precisa forçar, manipular, pressionar, ameaçar, violentar, impôr pela dureza e pela ditadura. É algo que vai "fluindo" em decorrência da operação genuína do Espírito Santo por meio da Palavra de Deus.


5. "do seu interior". O Cristianismo não é a religião da APARÊNCIA, e sim da ESSÊNCIA. É uma transformação que ocorre de dentro para fora. Deus sempre olha para o interior (1 Samuel 16.7; Salmos 139). Achamos a Deus quando o buscamos "de todo o coração" (Jeremias 29.13), a piedade de vida consiste em guardar a Palavra de Deus "no coração" (Salmos 119.11). Sob estes prismas a Igreja segue sua vitoriosa marcha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário