quarta-feira, 3 de abril de 2024

AS TRÊS ÊNFASES DA VIDA DE NOÉ

 A história de vida de Noé tem lições a nos ensinar. Há uma forte relação deste personagem com a justiça. É isso que exploraremos aqui. 


A primeira ênfase diz respeito ao seu caráter. Ademais, é o próprio Deus quem dá testemunho dela: "Depois, disse o SENHOR a Noé: Entra tu e toda a tua casa na arca, porque te hei visto justo diante de mim nesta geração. (Gênesis 7.1)". No meio de uma geração corrompida (Gn 6.5-11), Deus contemplou um justo! Os homens se entregaram às suas paixões carnais, andando conforme a vaidade do seu coração. Quem estava seguindo este curso? A maioria! Noé, ao invés de deixar ser influenciado por isso, resolve fazer o oposto daquela geração (Gn 6.8). Em um tempo em que não havia uma lei escrita estabelecendo critérios, normas de conduta, Noé, "tendo o coração purificado da má consciência" (Hb 10.22), anda na contramão daquela geração impiedosa. Há uma geração aborrecendo a Deus, porém, tem alguém achando graça aos olhos de Deus. Há uma geração andando segundo a vaidade do seu coração, porém, tem alguém que resolveu andar com Deus (Gn 6.8)! 


Outra ênfase é quando ele é chamado "pregoeiro da justiça" (2 Pe 2.5). Pregar é proclamar. Noé não somente foi um homem justo mas denunciou os pecados de sua geração cuja ênfase era a justiça de Deus. A mensagem não era outra senão um ataque severo às iniquidades praticadas pelos seus contemporâneos. Aquela geração tinha no meio deles não apenas um homem justo, mas um pregador da justiça! Ele era justo, por isso, podia pregar. Ele andava com Deus, portanto, alguém credenciado por Deus para ser uma voz profética nos seus dias. 


A terceira e última ênfase é quando ele é chamado "herdeiro da justiça" (Hb 11.7). O que isto quer dizer? Significa alguém que, nos tempos, em que não havia lei escrita para condenar os malfeitores (ver 1 Tm 1.9,10), praticou a justiça através da fé. Noé é o primeiro caso bíblico de um justo vivendo pela fé (Hc 2.4). Deus teve prazer nele porque ele não recuou (Hb 10.38), antes, prosseguiu firme andando conforme a vontade de Deus no meio de uma geração perversa. 


Noé: praticante da justiça, pregoeiro da justiça e herdeiro da justiça. Caráter justo no começo, no meio e no fim. Quando sua geração caiu na devassidão, afrontando a Deus com suas iniquidades, Noé perseverou até o fim e foi salvo (Mt 24.13). 


Sejamos justos! Sigamos o exemplo de Noé. 


Em Cristo,

Clenio Daniel

Nenhum comentário:

Postar um comentário