segunda-feira, 19 de agosto de 2024

Serie Obreiro de Excelência.

 A VIDA PESSOAL DO PASTOR 

"A ignorância de muita gente quanto à vida pessoal do pastor é tão séria que, muitas vezes, a notícia de que um pastor adoeceu causa arrepios aos ouvidos de muitos irmãos. Como assim? O pastor? Doente? Sim, prezado irmão ou irmã. Outros pensam que o pastor é "a quarta pessoa da Santíssima Trindade", impecável, um nível de santidade acima dos demais. Há uma crescente ignorância acerca do ministério pastoral e da vida que vive o pastor de ovelhas. Esta ignorância precisa ser erradicada à luz do bom senso e da orientação bíblica sobre o pastor como ministro de Deus.

(...)

Muitos reclamam que o pastor não foi visitá-lo em sua casa. Mas, será que o pastor não precisa de visita? Eu quero que o pastor ore por mim porque estou passando uma prova que nem Jó aguentaria se estivesse no meu lugar. Mas, é o pastor? Será que ele não precisa de oração? É bem provável que a prova dele seja maior do que a sua. Mas, aí vem outro problema: se o pastor falar que tá passando por uma determinada situação adversa e não pode atender ninguém, nem orar por ninguém, vem outro avalanche de murmurações."


DANIEL, Clenio. Série Obreiro de Excelência - Volume Único, E-book. 2024, pp. 56,57 

Contato: (69) 99306-7520 - WhatsApp 

E-mail: cleniomendes.daniel@gmail.com 

quarta-feira, 3 de abril de 2024

AS TRÊS ÊNFASES DA VIDA DE NOÉ

 A história de vida de Noé tem lições a nos ensinar. Há uma forte relação deste personagem com a justiça. É isso que exploraremos aqui. 


A primeira ênfase diz respeito ao seu caráter. Ademais, é o próprio Deus quem dá testemunho dela: "Depois, disse o SENHOR a Noé: Entra tu e toda a tua casa na arca, porque te hei visto justo diante de mim nesta geração. (Gênesis 7.1)". No meio de uma geração corrompida (Gn 6.5-11), Deus contemplou um justo! Os homens se entregaram às suas paixões carnais, andando conforme a vaidade do seu coração. Quem estava seguindo este curso? A maioria! Noé, ao invés de deixar ser influenciado por isso, resolve fazer o oposto daquela geração (Gn 6.8). Em um tempo em que não havia uma lei escrita estabelecendo critérios, normas de conduta, Noé, "tendo o coração purificado da má consciência" (Hb 10.22), anda na contramão daquela geração impiedosa. Há uma geração aborrecendo a Deus, porém, tem alguém achando graça aos olhos de Deus. Há uma geração andando segundo a vaidade do seu coração, porém, tem alguém que resolveu andar com Deus (Gn 6.8)! 


Outra ênfase é quando ele é chamado "pregoeiro da justiça" (2 Pe 2.5). Pregar é proclamar. Noé não somente foi um homem justo mas denunciou os pecados de sua geração cuja ênfase era a justiça de Deus. A mensagem não era outra senão um ataque severo às iniquidades praticadas pelos seus contemporâneos. Aquela geração tinha no meio deles não apenas um homem justo, mas um pregador da justiça! Ele era justo, por isso, podia pregar. Ele andava com Deus, portanto, alguém credenciado por Deus para ser uma voz profética nos seus dias. 


A terceira e última ênfase é quando ele é chamado "herdeiro da justiça" (Hb 11.7). O que isto quer dizer? Significa alguém que, nos tempos, em que não havia lei escrita para condenar os malfeitores (ver 1 Tm 1.9,10), praticou a justiça através da fé. Noé é o primeiro caso bíblico de um justo vivendo pela fé (Hc 2.4). Deus teve prazer nele porque ele não recuou (Hb 10.38), antes, prosseguiu firme andando conforme a vontade de Deus no meio de uma geração perversa. 


Noé: praticante da justiça, pregoeiro da justiça e herdeiro da justiça. Caráter justo no começo, no meio e no fim. Quando sua geração caiu na devassidão, afrontando a Deus com suas iniquidades, Noé perseverou até o fim e foi salvo (Mt 24.13). 


Sejamos justos! Sigamos o exemplo de Noé. 


Em Cristo,

Clenio Daniel

sexta-feira, 8 de março de 2024

MULHER: DÁDIVA DE DEUS

Salmos 127.2: "Inútil vos será levantar de madrugada, repousar tarde, comer o pão que penosamente granjeastes, aos seus amados ele o dá enquanto dormem" (Versão Almeida Revista e Atualizada)


Antes de mais nada, convém esclarecer que o presente versículo bíblico não fala da mulher, e sim do trabalho do dia para obter o pão. Enquanto uns trabalham em excesso, dormindo tarde, levantando cedo, na luta sacrificial pelo pão de cada dia, aqueles que confiam no Senhor, dormem tranquilo sabendo que Deus está preparando para eles um novo amanhã. Os servos de Deus também trabalham, porém, trabalham confiante na provisão divina, vivendo sempre sob Sua dependência (Sl 127.1). 


Contudo, a referida passagem bíblica contém uma lição maravilhosa. Deus prepara algo para os seus amados enquanto estes estão dormindo. A ideia central é de alguém que pode confiar em Deus sem vacilar pois Ele já está cuidando de tudo, inclusive do nosso amanhã. 


O primeiro personagem a passar por isso foi Adão. Isso mesmo, Adão. O texto sagrado informa que Deus fez cair pesado sono sobre Adão (Gn 2.21). A primeira pessoa a dormir na Bíblia foi Adão (obviamente, só tinha ele no mundo) e a primeira dádiva que Deus lhe preparou enquanto ele dormia: uma mulher! Deus cria o mundo, viu que tudo quanto tinha feito era bom (Gn 1.31). A criação estava um show de beleza. Deus preparou o cenário da criação para Adão e preparou uma esposa para Adão! Deus trabalha por completo!


A lição é:


1. Deus coloca Adão para dormir;

2. Enquanto Adão está dormindo, Deus está trabalhando;

3. Enquanto Adão está dormindo, Deus está preparando coisa boa para ele;

4. Enquanto Adão está dormindo, Deus está caprichando nos detalhes.


Quando Adão acordou, viu a obra mais perfeita e sua exclamação foi justa e condecorada de alegria: "Esta é agora osso dos meus ossos e carne da minha carne; esta será chamada varoa, porquanto do varão foi tomada" (Gn 2.23). Enquanto dormimos, Deus está cuidando de tudo, preparando, provendo, trabalhando nos mínimos detalhes. Deus fez Adão dormir, mas foi ele mesmo quem se despertou para ver a benção que Deus tinha preparado para ele.


A mulher é a primeira dádiva que Deus preparou para o homem enquanto este dormia. Glória a Deus nas alturas!


Em Cristo,

Ev Clenio Daniel