terça-feira, 17 de julho de 2018

A importância de se administrar com eficiência


A palavra “administrar” vem do latim administratione significando “direção” e é usada com a definição de “gerenciar”, “governar” e termos do gênero. Por esta palavra, entendemos que não somos donos do que possuímos, mas, mordomos, administradores, havendo de prestar contas daquilo que nos foi confiado.

O que é preciso administrar? A referida palavra possui um significado abrangente, sendo aplicada em vários aspectos da vida e da experiência humana. Se perguntássemos a um Gerente de Lojas sobre o significado desta palavra, ele certamente responderia com base na sua experiência profissional. Os acadêmicos iriam expor com profundidade de argumentos o conceito de administração, enfim, muitos outros responderiam embasados naquilo que a trajetória da vida lhe proporcionou até então.

E a Bíblia? O que diz?


A Escritura Sagrada nos apresenta com propriedade o homem como o administrador daquilo que lhe é confiado por Deus. O salmista diz: “Os céus são os céus do Senhor; mas a terra, deu-a ele aos filhos dos homens” (Sl 115.17). O verbo “deu” enfoca o conceito de administração, pois, Deus confiou a terra aos cuidados do homem, pois, tendo ele a capacidade de governar dada por Deus, é responsabilizado no seu dever de cuidar de tudo quanto vem à sua mão.


Administrar estar relacionado à disposição. Por esta palavra entendemos a inclinação à determinada atividade. A base dessa disposição é a motivação; com esses ingredientes, o bom administrador terá bom êxito na sua função, alcançando resultados além do esperado.


Administrar é um grande desafio. Um grande sábio certa vez afirmou: “pode-se bater no ferro frio intensamente sem que ela seja moldado. Contudo, sob o calor do fogo, ele será moldado a cada batida à maneira de quem trabalha nele”. A capacidade de administrar se desenvolve sob o calor dos intensos desafios que surgem e neles somos moldados até que a nossa capacidade administrativa seja eficiente e louvável.


Administrar exige resultados. Tendo em vista que a palavra “administrar” significa “direção”, entendemos que o termo em  apreço é a inteligência, a virtude de conduzir por um caminho sem que o foco seja perdido. É saber atirar a flecha sem que ela erre o alvo.

Na criação, Deus coloca o homem como o administrador, o gerente de toda a criação (Gn 1.28). Toda a criação apontava para a necessidade de que ela fosse governada, gerenciada. Para tanto, o Senhor coloca alguém, feito à Sua imagem, inteligentemente hábil, um verdadeiro gestor da Criação, da qual Deus é o Maestro que a tudo rege com excelência e soberania.


É importante notar o que o texto sagrado diz: “E Deus os abençoou, e Deus lhes disse: Frutificai, e multiplicai-vos, e enchei a terra, e sujeitai-a; e dominai sobre os peixes do mar, e sobre as aves dos céus, e sobre todo o animal que se move sobre a terra” (Gn 1.28). Tudo começa com um importante fator: a benção de Deus. No pecado, o homem é destituído dela e toda a forma de governar resulta em fracasso, em inúmeras tentativas de alcançar a perfeição, enaltecer a justiça, porém, a maldade sempre triunfa, pois, o homem se concentra em sua forma de governar, administrar, porém, fora dos planos de Deus. O homem não perdeu sua capacidade inteligente de agir de forma deliberada quando o assunto é governo, gestão, domínio, entretanto, saiu do lugar onde deveria ter permanecido: o lugar da benção. Todo o esforço fora da direção de Deus será inútil, se não retornarmos ao lugar da benção.  

Um lado esquecido

O homem tem uma grande preocupação em administrar muitas coisas, porém, se esquece do principal: a vida! De nada adianta a preocupação em administrar coisas e a vida sendo deixada de lado. Lucas registra uma parábola proferida por Jesus que ilustra muito bem essa realidade (Lc 12.16-20). Preocupou-se demais em entesourar grandes riquezas em celeiros, construiu um grande patrimônio financeiro, porém, o patrimônio moral, o maior de todos, foi entregue ao esquecimento. Semelhante exemplo encontramos ao nosso redor.
Uma certa vez perguntaram ao Dalai Lama sobre o que mais lhe surpreendia na humanidade, e a pronta resposta foi:

Os homens! Porque perdem a saúde para ajuntar dinheiro, depois perdem o dinheiro para recuperar a saúde. E por pensarem ansiosamente no futuro, esquecem do presente de tal forma que acabam por não viver nem o presente nem o futuro. E vivem como se nunca fossem morrer, e morrem como se nunca tivessem vivido...


Administrar é uma necessidade. A realidade do cotidiano aponta para a necessidade de que tudo seja conduzido, direcionado prudentemente para que nada se perca ou se extravie do foco principal. Deus é a base para uma boa forma de administrar e governar de maneira coerente, colocando cada coisa no seu devido lugar sem inverter as posições; família, trabalho, negócios devem estar sob a égide de uma eficiente administração, cujo Orientador por excelência é o Senhor Deus.



Nenhum comentário:

Postar um comentário