quarta-feira, 9 de março de 2011

Criado para ser eterno!

1 João 2.17 E o mundo passa e a sua concupiscência; mas aquele que faz a vontade de Deus permanece para sempre.

O homem foi feito para ser eterno. Se ele entendesse isto, não se atrelava as ilusões de um mundo tão passageiro como este. A vida que aqui vivemos é uma escola preparatória para o porvir; por isso, a Bíblia Sagrada nos exorta a fazer a vontade de um Deus que é verdadeiro, único, soberano e eterno.
Ao criar o homem, o Senhor pôs nele uma partícula da eternidade chamada "espírito". Este corpo é apenas um edifício onde o espírito está "hospedado". O homem é imortal. Nossas atitudes e escolhas tomadas aqui na terra darão rumo para o nosso destino na eternidade, seja com Deus ou sem Ele, seja de felicidade ou de sofrimento, isso nós mesmos é quem definiremos. Por isso, afirmo com toda a certeza que vão é para o homem viver a vida inteira nesta terra alienado do seu Criador (Ec 12.1); uma das razões do Divino Mestre exortar os Seus seguidores à vigilância é esta: o pecado proporciona prazeres que são apenas de momentos, mas, suas consequências são duradouras. Aqui também inclui a lei da semeadura (Gl 6.7). Desta realidade homem nenhum consegue escapar.
Com base nisto, é tolice do ser humano culpar Deus por tudo o que ele esteja passando, pois, ele decidiu viver a sua própria vida e escrever a sua própria história sem atentar para a conclusão dela, dolorosa e terrível. Por que não devemos nos apegar a riqueza, fama, pessoas, emprego e outras coisas mais? Porque o homem foi feito para a eternidade! É certo que Deus concederá momentos de algria enquanto aqui vivermos, porém, nada comparado ao que Ele preparou para nós na era vindoura (1 Co 2.9)! Por isso, João disse: "O mundo passa" (1 Jo 2.17), o que aqui começou aqui certamente findará e inútil será prender o coração nas coisas efêmeras desta terra. Tudo o que sucede sobre ela terá seu fim absoluto. Contudo, aquele que fizer a vontade de Deus começará uma caminhada com o Senhor que continuará na eternidade. Aqui, o Senhor está conosco, naquele dia, nós estaremos com Ele!
Afirmo novamente: o homem foi criado para ser eterno! E o princípio mais básico encontrado na Bíblia é dado pelo apóstolo Paulo: "... buscai as coisas que são de cima, onde Cristo está assentado à destra de Deus" (Cl 3.1). Só busca as coisas que são do alto quem realmente entende o plano divino da eternidade. Em que consiste esse maravilhoso plano? Em ponderar o nosso coração naquilo que o Todo-Poderoso reservou para nós. A Bíblia nos diz: "Porque a nossa leve e momentânea tribulação produz para nós um peso eterno de glória mui excelente" (2 Co 4.17). O glorioso de tudo isto não é pensar no agora e sim no depois, isto é, no final de todas essa espinhosa trajetória por haver obedecido ao Salvador.
Deus fez você para a eternidade lado-a-lado com Ele! Creia nisso! E lembre-se: "Se esperamos em Cristo só nesta vida, somos os mais miseráveis de todos os homens" (1 Co 15.19).

Nenhum comentário:

Postar um comentário