domingo, 4 de outubro de 2009

Os crucificadores do Messias - Hebreus 6.6

Já se fazem praticamente dois mil anos que ocorreu o mais agonizante acontecimento da história: a crucificação do Salvador. Convinha que tal fato se concretizasse em virtude de que, na terra, não havia justo algum, portanto, alguém, desprovido de pecado, viesse à terra e passasse pela matéria do sofrimento. Jesus, diante dos descendentes de Abraão, daqueles que, tempos atrás, contemplava tantos milagres feitos pelas mãos daquEle, o Qual, agora, estava sendo condenado, repudiado, sim, vilipendiado. Que razão teriam para crucificarem o Mestre? Com razão indagou Pilatos: "Mas que mal fez Ele?". Na verdade, bem sabemos que mal nenhum Ele e que os sofrimentos que nEle se cumpriram foram para que nós, salvos pela Sua Graça e redimidos pelo Seu sangue, levássemos em nós as marcas do Seu amor e compaixão.


Mas o escritor da carta aos Hebreus diz: "... pois, quanto a eles, de novo crucificam o Filho de Deus e O expõem ao vitupério" (Hebreus 6.6). Despertemos a nossa atenção para a expressão "de novo", mostrando que não somente uma vez crucificaram o nosso Mestre; exsite ainda "os crucificadores do Messias", os quais, na aparência, demonstram piedade e retidão mas na verdade, são como um judas traidor que rejeitam a Jesus. Para os tais, Jesus não passa de uma mera personalidade ou de um "homem qualquer" que, à semelhança dos outros, também permeiou por essa terra; Mas Ele é o Senhor do Universo, aquEle "que há de julgar os vivos e os mortos" (2 Timóteo 4.1), sim, o Rei da glória!


Por que o uso do termo "crucificar"? A cruz era um instrumento de suplício, usada pelos romanos, para, nela, crucificar os malfeitores uma vez presos por suas atitudes errôneas. Os judeus assim faziam também aos que faziam mal ao povo, pendurando-o, então, numa cruz. Porém, não podiam permanecer no madeiro, porque, segundo a Lei, era "maldito de Deus" (Deuteronômio 21.23), sendo, os corpos, tirados da cruz e encaminhado para a sepultura (Pois ficavam na cruz até expirarem).


Jesus não está mais na sepultura porque Ele ressuscitou; porém está sofrendo as dores da crucificação por aqueles que não reconhecem o Seu amor e nem desejam obedecê-Lo. Antes são ingratos e de espírito pervertido, contrário à sã doutrina; como a multidão que preferiu a Barrabás e menosprezaram a Cristo, assim são muitos que preferem o mundo, os vícios, as vaidades da vida, a prostituição, enfim,tudo aquilo que agrade a satanás e entristeça o Espírito de Deus. Portanto, não sejamos como muitos, camuflados na hipocrisia, dizendo servirem a Deus mas que são lobos devoradores. Sejamos sinceros e verdadeiros adoradores do Pai Eterno, pois o Lugar do Mestre não é mais na sepultura, mas, em nossas corações, para que O sirvamos com um espírito reto e voluntário.

Um comentário:

  1. Este é um ponto muito emocionante da bíblia, principalmente porque mostra o quão grandioso foi o ato de Jesus naquela cruz!

    É um acontecimento que fluiu além do tempo, e hoje temos a oportunidade chorar o arrependimento pelos nossos pecados levados pelo Cristo, ou consentir na morte do Filho de Deus.

    Que Deus continue nos abençoando através de seus artigos!

    ResponderExcluir